PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Funcionários da Santa Casa da Misericórdia e da ASCRA receberam certificados de formação profissional

31 de Março de 2015

O Cineteatro de Alvaiázere recebeu, no passado dia 6 de março, a entrega de 38 certificados de RVC (Revalidação de Competências) profissional a colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere (SCMA) e da Associação Social, Cultural e Recreativa de Almoster (ASCRA).

Este processo de qualificação profissional faz parte de um protocolo desenvolvido entre os CQEP (Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional) do CEARTE (Centro de Formação Profissional do Artesanato) e a SCMA para certificação dos seus funcionários.

A cerimónia teve início por volta das 20h, com as intervenções dos membros que integraram a mesa. A primeira intervenção coube à provedora da Santa Casa da Misericórdia, Adelaide Santos, que louvou, em primeiro lugar, o esforço pessoal e profissional destes formandos, mas também o apoio dado pelas suas famílias, muitas vezes privadas da sua presença, e todo o investimento feito pela SCMA para dar a oportunidade aos seus colaboradores de evoluir em termos de formação e, simultaneamente, melhorar o serviço prestado aos utentes. Fazendo votos de que a este se venham a juntar ainda mais sucessos, que se traduzem na evolução e no crescimento das pessoas e das instituições, a provedora terminou citando Albert Einstein: a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.

A representar a ASCRA esteve o presidente da Direção, Paulo Reis, que salientou a importância dos recursos humanos no bom desempenho de qualquer instituição, especialmente em Instituições de cariz social, onde todos os dias os seus funcionários se deparam com novos desafios e novas exigências. "Esta entrega de diplomas é o fim de um percurso, mas o início daquilo que todos os dias estes funcionários põem em prática", afirmou. Por este motivo, esta iniciativa é de extrema importância e cabe aos dirigentes das Instituições ter a sensibilidade de lhe dar continuidade, frisou, deixando aos formandos o desafio de nunca desistir da busca de novos conhecimentos, seja enquanto funcionários da ASCRA ou em qualquer outra Instituição.

"É um ato de coragem olhar para o processo de qualificação profissional como um projeto de vida, este processo não foi tempo perdido", foi assim que começou Rui Matos Lopes, diretor do Centro de Emprego de Figueiró dos Vinhos, que salientou a importância da colaboração do IEFP com parceiros como o CEARTE (no encaminhamento de pessoas), a SCMA (especificamente na contratação de pessoal) e também da Câmara Municipal de Alvaiázere, que cede frequentemente os seus espaços para formação, contribuindo dessa forma para a contenção de custos. Rui Lopes terminou a sua intervenção afirmando que o conhecimento é algo que está sempre em mutação, por isso, para dar cartas no mercado de trabalho, é necessário estar sempre atento e não desistir, até porque, como referiu, Alvaiázere dispõe de um Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e de muitos outros meios que permitem apostar na formação profissional.

Enquanto presidente do conselho de administração do CEARTE, Alberto Costa teve a oportunidade de testemunhar a inteligência e o esforço dos formandos que frequentaram este processo, que perceberam que tinham competências não reconhecidas que podiam aperfeiçoar e melhorar. Alberto Costa felicitou a SCMA e a ASCRA por terem a sensibilidade de perceber qual a importância da valorização profissional dos seus colaboradores. Acrescentou ainda que é muito gratificante entregar estes diplomas na comunidade alvaiazerense, porque é uma comunidade com a qual o CEARTE tem trabalhado de forma significativa. Este processo, concluiu, vai permitir aumentar a autoconfiança dos formandos e estimular o "bichinho" do conhecimento, para que possam aprender a fazer sempre mais e melhor.

Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional - Francisco Marques falou acerca dos CQEP, um projeto que surgiu há cerca de um ano e que, por dificuldades financeiras e de material de apoio, ainda não produziu os resultados finais que seriam expectáveis. Por este motivo, é ainda mais louvável o esforço e dedicação que estes pioneiros colocaram no seu processo contínuo de aprendizagem.

A última intervenção da noite coube a Sílvia Lopes, vereadora da Câmara Municipal de Alvaiázere nas áreas de ação social, educação e cultura, que se mostrou muito orgulhosa pelo facto de Alvaiázere, um concelho com pouca densidade populacional, ser precursor neste processo que decorre a nível nacional. Este excelente resultado, acrescentou, é fruto das boas decisões tomadas pelos dirigentes das instituições, que só têm a ganhar com o investimento na formação dos trabalhadores.

Após as intervenções, teve lugar a entrega dos diplomas aos funcionários da SCMA e da ASCRA que concluíram com sucesso o seu processo de RVC profissional nas áreas de agente em geriatria - 33 - e acompanhantes de crianças - três. Para além disso, o Centro certificou ainda dois trabalhadores na saída profissional de eletricista de instalações, perfazendo um total de 38 diplomados.

A cerimónia foi encerrada com um breve apontamento musical, da Tuna e Cantares da Misericórdia de Alvaiázere, composta por funcionários e amigos da SCMA, que fizeram a plateia relembrar várias músicas tradicionais portuguesas.

Cláudia Martins