PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Comemoração inédita Dia do Concelho de Alvaiázere

30 de Junho de 2020

O Dia do Concelho de Alvaiázere teve este ano comemoração diferente, em enquadramento com todo o contexto de estados decretados na decorrência da pandemia Covid-19 e que levaram à não realização de festejos de várias naturezas, culturais, recreativos, religiosos e desportivos.

No dia 13 de junho houve a comemoração do Dia do Concelho mas de forma isolada, sem qualquer outra programação, e com a Sessão Solene relizada no auditório da Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, restrita, a contar apenas com a presença dos membros da Câmara e da Assembleia Municipal, sendo que a mesma foi transmitida em direto através do Facebook do Município.

A pandemia foi o mote das intervenções ofíciais, do presidente da Assembleia Municipal, Álvaro Pinto Simões, que referenciou a falta da animação e de actividades comparativamente com anos anteriores, e da presidente da Câmara, Célia Marques, que igualmente apontou a singularidade da efeméride realizada daquela forma.

“Há uns tempos atrás, seria impensável comemorar este dia sem convidados, sem a festividade que ele nos merece”, afirmou a edil Célia Marques. E enfatizando o efeito e consequências do covid-19, nomeadamente do afastamento social assumiu, “mais do que nunca a autarquia tem de estar ao lado dos seus”.

Do lado de dar respostas assinalou, “mudámos o plano de acção para nos ajustarmos a esta nova realidade”, referenciando um conjunto de medidas de acção social tomadas pelo executivo que “agora, mais do que nunca são essenciais às famílias e às empresas”, concluiu.

Depois apelou, “mais do que nunca é exigida da Câmara mas também da Assembleia Municipal a união e solidaridade, capacidade de entreajuda e de nos afastarmos daquilo que nos separa para elevarmos o que nos une, Alvaiázere”.

Do futuro e dos seus desafios, referenciou os investimentos da loja do cidadão, da obra de requalificação do centro da vila, a candidatura a identificação geográfica protgida (IGP) do “Chícharo de Alvaiázere”, a conclusão do procediemto concursal para a obra da Zona Industrial do Rego da Murta, terminando com “e hoje abrimos oficialmente a plataforma empresarial alvaiázere+”. E desta expos os resultados, “nestes cinco anos, captámos 10 milhões de euros de investimento para o concelho com candidaturas a fundos comunitários de empresas sedeadas em Alvaiázere, 72 postos de trabalho, 30 jovens apoioados que iniciaram atividade no concelho, 18 empresas incubadas e 14 empresas que requereram espaço na nova zona industrial”, afirmando, “estes são numeros que muito nos envaidecem mas acima de tudo que nos permitem ambicionar um futuro promissor”.

Depois a referência à Biblioteca Itinerante de Alvaiázere (BIA), que iria ser ali inaugurada, “que ganha nova forma”, e justificou “desloca-se uma vez por semana a cada freguesia e é também um serviço social de apoio à população”.

Pegando no tema dos territórios de baixa densidade, Célia Marques enquadrou a pandemia com o efeito anunciado de novo interesse por estas zonas, salientando “que o governo pretende criar um pacote de medidas de apoio para o efeito, e que o município se está a preparar”, terminando com uma palavra de esperança para a comunidade alvaiazerense.