PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Votar é seguro - 30 de Janeiro

A escolha dos Alvaiazerenses para os orgãos autárquicos do concelho

Por 45 votos PSD mantém a presidência e a maioria absoluta

30 de Setembro de 2021

Se em 2017 se assistiu a uma viragem no concelho de Ansião com o Partido Socialista a ser eleito pela primeira vez desde o 25 de Abril, em 2021 Alvaiázere voltou a ver um dos seus vizinhos a mudar de cor, Ferreira do Zêzere, depois de 44 anos de governação social democrata, elegeu o socialista Bruno Gomes como Presidente da Câmara.

Alvaiázere, ainda que por curtos 45 votos (em 2017 a vantagem tinha sido de 751 votos), mantém a presidência e a maioria absoluta social democrata. Apesar desta reduzida diferença no número de votos, em termos de mandatos nada muda em relação a 2017: 3 vereadores do PSD e 2 do PS. Este novo executivo municipal apresenta uma equipa renovada. Ao recém-eleito presidente da câmara João Paulo Guerreiro, juntam-se os vereadores Flávio Craveiro e Ana Faria, do PSD e Carlos Simões e Miguel Carvalho do PS.

Nesta corrida autárquica de 2021 se por um lado surgiram duas novas forças políticas - o movimento de cidadãos independente Vamos Alvaiázere e o Partido Chega - por outro o recorrente nos últimos anos, CDS-PP, decidiu não apresentar qualquer lista candidata à Câmara Municipal de Alvaiázere. Ainda assim, os 10,38% alcançados pelo movimento Vamos Alvaiázere não foram suficientes para a eleição de nenhum vereador. Já o repetente PCP-PEV manteve os cerca de 1% de votos que já tinha obtido nas autárquicas de 2017, mantendo-se como a força política menos votada no concelho.

Na composição da Assembleia Municipal, porém, ocorreram algumas mudanças, com a saída dos três elementos do CDS-PP e a entrada de dois elementos do movimento Vamos Alvaiázere. O Partido Socialista subiu de 4 para 6 representantes e o PSD perdeu um, passando de 8 elementos para 7.

Ao nível das assembleias de freguesia também ocorreram algumas alterações face aos últimos mandatos. Se em 2017 o PSD elegeu os presidentes de junta das 5 freguesias do concelho, em 2021 este número foi reduzido para 3. O PS elegeu o empresário Paulo Sá Oliveira como novo presidente da junta de freguesia de Pussos S. Pedro e Edgar Duarte do movimento independente de cidadãos Pelmá Mais e Melhor, foi eleito presidente da junta de freguesia da Pelmá. Nas freguesias de Alvaiázere e Maçãs de Dona Maria os eleitores optaram pela continuidade dos seus atuais presidentes de junta e em Almoster David Carmo sucede a Paulo Reis Silva.

Cerca de 65% dos Alvaiazerenses exerceram o seu direito de voto no passado dia 26 de setembro, mantendo assim a percentagem de participação das autárquicas de 2017. Apesar disto verificou-se uma diminuição de 7% no número de eleitores registados no concelho face às últimas autárquicas (menos 467 pessoas), um dado que está em linha com a diminuição da população no concelho nos últimos 10 anos revelada nos resultados preliminares dos Censos de 2021.

Votar é seguro - 30 de Janeiro