PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Votar é seguro - 30 de Janeiro

Tomada de posse dos autarcas alvaiazerenses

31 de Outubro de 2021

Os órgãos do Município de Alvaiázere – Câmara Municipal e Assembleia Municipal eleitos para o quadriénio 2021/2025, tomaram posse no passado dia 15 de outubro, em ato público que teve lugar na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere. O primeiro órgão a tomar posse foi o executivo da Câmara Municipal, seguindo-se a tomada de posse do órgão deliberativo da Assembleia Municipal, constituído pelos deputados eleitos, assim como por inerência de funções pelos presidentes das Juntas de Freguesia.

Despedida com emoção

Após a instalação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal por parte do presidente da Assembleia Municipal cessante, Álvaro Pinto Simões, usou da palavra, para saudar autarcas e ex-autarcas e em particular, a presidente da Câmara cessante, Célia Marques, dirigindo-lhe palavras de apreço e gratidão pelo trabalho desenvolvido em prol de Alvaiázere, seguiu-se mais uma saudação a todos os eleitos nas Assembleias e Juntas de Freguesia, na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal, assim como a todos os que foram às urnas exercendo o seu direito de voto e o dever cívico de escolher o projeto autárquico e as pessoas que vão dirigir os destinos das suas freguesias e município nos próximos quatro anos.

Reconheceu que não é fácil enfrentar os eleitores, pelo que felicitou todos os candidatos presentes e não presentes pela coragem de se candidatarem, deixando uma palavra de motivação e confiança a todos os eleitos de continuarem a trabalhar na causa comum.

Agradeceu ainda à comunicação social, a todos os cidadãos deste concelho e trabalhadores da autarquia que o ajudaram a desempenhar as funções de presidente da Câmara Municipal por 20 anos e de presidente da Assembleia Municipal por 16 anos, com lealdade. Assim nestes 36 anos de serviço à Autarquia muitos foram os funcionários que direta ou indiretamente o apoiaram, salientando os que no início das suas funções autárquicas tiveram um papel de extrema importância, nomeando a D. Mª Amália, o Eng. José Luís e a D. Cidália. Concluiu, muito emocionado, e orgulhoso por sair da vida autárquica com a certeza do dever cumprido, tendo dado tudo ao concelho de Alvaiázere, com prejuízo da própria família, pelo que lhe fez um agradecimento especial, com um pedido de uma salva de palmas, que resultou numa grande ovação por parte da plateia que de pé se despediu também com emoção do seu Autarca de longa data, quando este reafirmou com emoção o orgulho em ser alvaiazerense e de ter servido Alvaiázere com todas as suas capacidades e o maior empenho.

Novo Presidente promete liderar com justiça e exigência

Seguiu-se a intervenção do novo presidente, João Paulo Guerreiro, que centrou o seu discurso na ação a desenvolver nos próximos anos em que quer, “para Alvaiázere um futuro atrativo, dinâmico e sustentável, atrativo para fixar e trazer pessoas para o nosso concelho; dinâmico para manter e dar qualidade de vida a quem cá está; sustentável para garantir o futuro às gerações vindouras”. Neste sentido, afirmou “é necessário consolidar uma política integrada de criação de emprego e de captação de investimento, por forma a estabelecer as condições necessárias para a fixação de população”.

Garantiu ter “uma forte motivação e convicção que será bem-sucedido”, através da modernização e simplificação dos procedimentos e do aumento da transparência, com um governo participado, rigoroso e próximo das pessoas.

E esclareceu “Lamento apenas desiludir os arautos do infortúnio, que ao longo dos últimos meses anunciavam que seria um líder demasiado brando e condescendente, até mesmo “mole” nas suas palavras. Em breve irão entender que as equipas que lidero são tratadas de forma justa, mas muito exigente”. Continuou respondendo certamente a críticas sentidas, “Desenganem-se também os que apregoam que não serei eu a dirigir a Câmara Municipal. Fui eleito e estou Presidente da Câmara, no quadro das competências que me são atribuídas, sou eu quem toma as decisões e assume totalmente a responsabilidade pelas suas consequências”.

E concluiu prometendo trabalhar com todos e para todos, pelos que aqui nasceram, vivem, trabalham e investem.

Presidente da Assembleia Municipal garante ouvir todos

Posteriormente depois da intervenção do atual presidente da Câmara Municipal ocorreu conforme estabelece o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos munícipes e das freguesias, a primeira reunião de funcionamento do órgão autárquico da Assembleia Municipal para efeitos de eleição do Presidente e Secretários da Mesa. Para o efeito foi apresentada, em primeiro lugar, uma lista pelo grupo parlamentar do PS, lista A e depois outra por um deputado do PSD, lista B, que após votação de todos os deputados da Assembleia Municipal, ganhou a lista B que obteve dez votos, tendo a lista A obtido sete votos e tendo sido registados três votos em branco. A mesa eleita é composta pelo seu presidente, Carlos Graça, e por Sandrina Pedrosa e António Ribeiro, primeiro e segundo secretários, respetivamente.

O ato público da tomada de posse finalizou com a intervenção do novo Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Graça, que agradeceu o voto de confiança, saudando também todos os presentes e em especial os que iniciam ou retomam as suas funções autárquicas, ou cessam as suas funções dos diversos órgãos do Município, Câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia e respetivas Juntas.

Dirigiu uma palavra de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao seu antecessor e aos líderes de bancada dos diversos partidos que passaram pela Assembleia Municipal, e de forma sentida lembrou os que partiram desta morada terrena, durante o último mandato, Vidal Duarte, Presidente da Junta de Freguesia da Pelmá e a Deputada e Secretária da Assembleia Municipal, Alzira Ferreira, e mais recentemente o Deputado, António Gonçalves, a plateia reagiu solidariamente e também sentidamente com uma grande salva de palmas e lágrimas de saudade.

Depois deste momento emotivo, “de gratidão e de eterna homenagem” como referiu o novo Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Graça, este continuou o seu discurso salientando a responsabilidade de agir de acordo com a mensagem do eleitorado, exigindo estar atento a todos os cidadãos e saber ouvir, com imparcialidade.

Concluiu fazendo um apelo, dada a sua inexperiência neste cargo, à colaboração de todos, esperando pelo empenho de todos, sem exceção, com o seu trabalho, a sua experiência, a sua criatividade e sua dedicação à causa pública. Da sua parte garantiu que tudo fará para honrar o mandato.

Eleitos por ordem de Mandatos:

Câmara Municipal
- João Paulo Carvalho Guerreiro - PSD - Presidente
- Carlos José Dinis Simões - PS
- Flávio Gabriel da Silva Craveiro - PSD
- Abílio Miguel Marques Carvalho - PS
- Ana Catarina Vaz Pinheiro de Furtado Faria - PSD

Assembleia Municipal
- Carlos Manuel Rosa da Graça - PSD - Presidente
- Ana Paula Alves Ferreira - PS
- Sandrina Marques Pais Pedrosa - PSD
- José Ferreira Mendes - PS
- Bruno Guilherme P. Furtado Simões de Sousa - VA
- António Simões Ribeiro - PSD
- Susana Alexandra Teixeira Rosa - PS
- Fábio Manuel Pachon David - PSD
- Maria Fernanda Ferreira Tiago Gomes - PSD
- Fernanda Freire Simões Alves - PS
- Leandra Marina Martins Garcez - VA
- Vítor Manuel Rodrigues Simões de Sousa - PSD
- José de Freiras Simões - PS
- José Nunes Rosa - PSD
- Leonor Silva Matias - PS

Assembleias de Freguesia

Almoster
- David Marques do Carmo PSD - Presidente
- Cidália Freire Ribeiro - PS
- Adriano da Silva Gomes - PSD
- Joel Freitas Oliveira - PS
- Catarina Isabel Rosa Silva - PSD
- Sandra Cristina Marques Gonçalves Leal - PSD
- Arlindo do Carmo Nunes - PS

Alvaiázere
- Vítor Manuel de Barros Joaquim - PSD - Presidente
- Porfírio Rodrigues Morgado - PS
- Maria Inês Gonçalves Batista - PSD
- Maria Lucília Neves dos Santos - PSD
- Ana Isabel Fernandes Ferreira Mendes Gaspar - PS
- Carlos Manuel das Neves Pinto Morais Trindade - PSD
- António José Fernandes Gonçalves - PSD
- Mário José Graça Silva - PS
- Rita Sofia Rodrigues Branco - PSD
Pelo PS, em Assembleia de Freguesia Alvaiázere, houve renúncia de Porfírio Morgado, entrando Paula Cristina Costa da Silva Henriques

Maçãs de Dona Maria
- Eduardo Laranjeira Craveiro - PSD - Presidente
- Henrique Lopes Martins Rosa - PS
- João Manuel Ferreira Serra de Carvalho - PSD
- Mónica Sofia Teixeira Simões - PSD
- Carlos Manuel Marques da Silva - PS
- Sandra Idalina Teixeira Marques - PSD
- Daniel Lopes de Sousa - PSD
- Carla Celeste Godinho Simões - PS
- Luís Artur Ferreira Godinho - PSD

Pelmá
- Edgar Filipe Simões Duarte - PMM - Presidente
- Luís Miguel Gomes Graça - PMM
- António José Marques Furtado - PSD
- Elsa Cristina Gomes Lopes - PMM
- Nuno Gonçalo Marques Pontes - CDS
- Jorge Manuel Graça Marques - PMM
- Laura Marques Henriques Alves - PSD

Pussos São Pedro
- Paulo Sá Oliveira - PS - Presidente
- Maria Clara Correia Pacheco - PSD
- Paula Maria de Jesus Carvalho Ferreira - PS
- António Jorge de Carvalho Grácio - PSD
- José da Silva Ferreira - PS
- Carla Sofia Simões Martins - PS
- José Simões Lopes - PSD
- Sérgio Nuno da Conceição Santos Almeida - PS
- Rafaelle Antunes Simões - PSD
Pelo PSD, em Assembleia de Freguesia Pussos São Pedro, houve renúncia de Maria Clara Pacheco, entrando João Paulo Monteiro Ferreira

Votar é seguro - 30 de Janeiro