PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Lotação esgotada na apresentação do filme “Para Além da Memória”

31 de Julho de 2019

Mais de 700 pessoas, com o grande auditório do CAE - Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz praticamente esgotado, assistiram, no passado dia 20 julho, à primeira apresentação do filme “Para Além da Memória”.

A presença de quase todo o elenco, que incluiu a atriz da Globo Gabriela Moreyra, que conseguiu uma licença especial da Globo para vir a Portugal propositadamente para o lançamento do filme, surpreendeu todos quantos estiveram presentes. A atriz encontra-se neste momento a rodar a novela “Bom Sucesso” sendo uma das grandes atrizes brasileiras do momento. Também Lídia Franco foi uma das figuras mais solicitadas e reconhecidas pelos presentes. Lídia Franco, que confessa ter ficado fã dos nossos pasteis de chícharo, não quis deixar de estar presente, apesar de estar numa fase de imenso trabalho na sua já internacionalmente reconhecida carreira.

A soprano, Carla Bernardino, e o produtor, António Cardo, alvaiazerense convicto, estiveram presentes tendo sido figuras centrais na receção ao conjunto muito interessante de convidados onde se incluiu a presidente da Câmara de Alvaiázere, que teve uma participação especial no filme. Entre os convidados marcaram presença vários autarcas da região, inclusive o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro. O presidente da ADFP, o médico Jaime Ramos, refere que o filme excedeu todas as suas expectativas. Também a ilustre alvaiazerense Esmeralda Dourado fez questão de estar presente neste dia que vai ficar na história do cinema português.

Alvaiázere foi a grande anfitriã tendo ainda contado com a colaboração da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (Pólo de Alvaiázere) que marcou presença com os seus excelentes professores e alunos do Curso Profissional de Restauração e Bar que iam servindo aos convidados e a todos os presentes as iguarias que o chícharo permite. Foi assim mais uma forma de promover o que de bom tem o nosso Concelho. Este foi sempre um dos objetivos de António Cardo, o de utilizar esta produção cinematográfica para promover também, dentro e fora de portas, o nosso Concelho.

O filme “Para Além da Memória” faz já parte da seleção oficial do Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, o mais tradicional Festival Internacional de Cinema do país. Ao que se pode apurar também está já garantida a participação no Festival Latino Americano de Havana, em Cuba, que se realizará no final do ano. Como nos refere António Cardo, este foi, desde o início, um dos grandes objetivos da equipa de produção: a participação nos maiores festivais internacionais de cinema.

O filme estará nas salas de cinema no início de 2020, mas antes disso, “Para Além da Memória” será apresentado numa antestreia especial para todos os alvaiazerenses no mês de setembro. A vila de Alvaiázere ficará assim associada ao cinema português e este filme será uma excelente oportunidade de dar a conhecer a nossa terra, a nossa cultura, as nossas tradições e uma forma de espevitar a curiosidade de todos quantos ainda não tiveram a oportunidade de visitar o concelho de Alvaiázere.