PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

O espetáculo dos rallies de volta às estradas do concelho

31 de Maio de 2022

Há já vários anos que os ralis não passavam pelo concelho de Alvaiázere, facto que mudou no passado dia 7 de maio. Neste dia os alvaiazerenses puderam assistir ao Rallye de Alvaiázere 2022, organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande, que contou com um total de 30 inscritos.

Esta prova pontuou para o Campeonato Start Centro de Ralis, e decorreu em vários pontos do concelho. Os pilotos tiveram pela frente as provas especiais de classificação de Maçãs de D. Maria e de Alvaiázere, com duas passagens em cada. A primeira passagem pelo troço de Maçãs de D. Maria (13,1 km) teve início pelas 14h50, seguido do de Alvaiázere (13,7 km) a partir das 15h30. A repetição da passagem nestes troços aconteceu às 17h10 e 17h50, respetivamente.

O evento contou ainda com uma prova extra, não pontuável e que permitiu a participação de “carros mais potentes e pilotos mais experimentados”, sendo que por estes foi efetuada uma terceira passagem pelo troço de Alvaiázere com horários diferentes da outra prova.

Ao longo do percurso, a assistência foi muita, tendo o público dado sinais e provas de bom comportamento, acatando e cumprindo as instruções da segurança dos vários agentes envolvidos.

Pela parte dos concorrentes, registaram-se algumas desistências por avaria e uma por acidente, por capotamento. Mais se assinala a participação de uma dupla exclusivamente feminina, Daniela Lopes e Soraia Silva em Citroen Saxo Cup e uma dupla alvaiazerense, de Almoster, Sérgio Silva e Marco Neves, com um Peugeot 206.

O grande vencedor da prova foi o piloto Pedro Pereira Jr., que conduzia um Peugeot 208 R2 e foi assistido pelo navegador Tiago Silva. Os segundos e terceiros classificados foram, respetivamente, José Gomes e Manuel Reis (Renault Clio R3 Access) e Jorge Carvalho e Henrique Pinheiro (Peugeot 208 R2).

Ao fim da tarde realizou-se a cerimónia de entrega de prémios, no Parque Multiusos de Alvaiázere, local de concentração de toda a organização e logística afim, passando todos os carros pelo palco para receber os merecidos e finais aplausos. Esta cerimónia contou com a participação do executivo municipal e das juntas de freguesia dos territórios envolvidos.

A animação dos “comes e bebes” não faltou neste espaço, e o encerramento contou com a animação musical de DJ Paulo Caetano.

O evento resultou em êxito, uma grande festa do desporto motorizado em terras alvaiazerenses.