PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

XIV Grande Prémio - XII Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere

Daniela Cardoso e Cristiano António foram os grandes vencedores

30 de Novembro de 2013

Os marchadores Daniela Cardoso (Leiria Marcha Atlética) e Cristiano António (Atlético Clube de Vermoil) foram os grandes vencedores da XII Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere, que se realizou na tarde do passado dia 9 de novembro. Este ano a prova contou com a participação de 106 atletas e 24 clubes.

Mais de uma centena de atletas, entre os escalões de benjamins e veteranos, voltaram a marcar presença na Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere, uma das primeiras provas desta modalidade da época. Este ano, o escalão de veteranos foi o mais participado, tendo registado a participação de 16 atletas, logo seguido do escalão de benjamins (20 marchadores), iniciados (15 participantes), infantis (14 atletas), juvenis (10 marchadores), seniores (10 participantes), desporto especial (7 atletas) e juniores (3 marchadores).

À semelhança dos anos anteriores, a primeira prova teve início às 15 horas. As duas dezenas de marchadores do escalão de benjamins juntaram-se na meta para a partida daquela que foi a primeira prova da tarde. Após um quilómetro de marcha, a atleta Catarina Torres (Escola de Atletismo Francisco Mariano) foi a primeira a cortar a meta com o tempo de 5.16, logo seguida de Beatriz Nabeiro (Clube Atlético Riachense) com a marca de 5.25 e de Joana Barreiros (Clube Atlético Riachense) com o tempo de 5.42. No escalão de benjamins masculinos, Leonardo Francisco (Centro de Atletismo das Galinheiras) foi o vencedor, com a marca de 5.24, seguido de Gustavo Gomes (Clube de Atletismo da Marinha Grande), com o tempo de 6.28, e em terceiro lugar ficou José Fernandes (Centro de Atletismo das Galinheiras), com a marca de 6.39.

Os atletas dos escalões de infantis, iniciados e desporto especial participaram na segunda prova. Depois de dois quilómetros de distância, a marchadora Almudena Queijido (Clube de Atletismo da Extremadura) saiu vitoriosa no escalão de infantis, com a marca de 11.45, logo seguida de Edna Varela (Grupo Desportivo S. Domingos), com o tempo de 11.59, e Cristina Carvalho (Grupo de Amigos dos Casais do Vento), com a marca de 12.00. No escalão de infantis masculinos, o vencedor foi o marchador Rodrigo Lopes (Grupo de Amigos dos Casais do Vento), com o tempo de 11.26, em segundo lugar ficou Dalton Leal (Centro de Atletismo das Galinheiras), com a marca de 11.38, e o terceiro foi Eduardo Feiteira (Grupo Desportivo Lourocoop), com o tempo de 14.41.

Uma dezena e meia de atletas do escalão de iniciados marchou igualmente dois quilómetros. Após percorrer esta distância, a marchadora Catarina Duarte (Escola de Atletismo Francisco Mariano) foi a primeira a cortar a meta, tendo terminado a prova com o tempo 10.17, logo de seguida terminou Rita Vazão (Grupo Desportivo das Pedreiras), com a marca de 11.31, e em terceiro lugar ficou Andreia Reis (Grupo Desportivo de S. Domingos), com o tempo 12.22. Entre os atletas masculinos, o marchador Vasco Santos (Clube de Atletismo da Marinha Grande) foi o vencedor, com a marca de 9.38, logo seguido de Julio Teran (Escola de Atletismo Francisco Mariano), com o tempo de 10.12, e em terceiro ficou Maksym Fichchuck (Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere), com a marca de 11.20.

A terceira prova da tarde foi a do escalão de juvenis. Os dez marchadores deste escalão juntaram-se na meta para a partida. No final dos três quilómetros de marcha, Carolina Oliveira (Juventude Desportiva de Almansor) foi a atleta que conseguiu terminar a prova em menos tempo, cortando a meta em primeiro lugar com o tempo de 17.14, logo seguida de Catarina Anastácio (Escola de Atletismo Francisco Mariano), com a marca de 18.08, e a terceira foi Laura Andrino (Clube de Atletismo de Extremadura), com o tempo de 18.29. No escalão de juvenis masculinos, o atleta Helder Santos (Girassol Ramos Catarino) foi o primeiro a cortar a meta, com a marca de 13.13, logo seguido de Marco Graça (Grupo de Amigos dos Casais do Vento), com o tempo de 14.33, e em terceiro ficou Cláudio Cotrim (Casa do Povo de Alcanena), com a marca de 15.06.

No escalão de juniores participaram apenas três atletas. Mariana Saramago (Sport Lisboa e Benfica) foi a única atleta feminina, tendo terminado a prova com o tempo de 26.06. No escalão de masculinos, João Martins (Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere) foi o primeiro a terminar os cinco quilómetros de marcha, com a marca de 24.29, e o segundo foi Telmo Oliveira (Grupo de Atletismo de Fátima), com o tempo de 28.27.

Os marchadores seniores também percorreram cinco quilómetros. No final, a atleta Daniela Cardoso (Leiria Marcha Atlética) foi a primeira classificada, tendo terminado a prova em 24.19, Vitória Oliveira (Juventude Vidigalense) foi segunda, com o tempo de 25.05 e Nádia Cancela (Sport Lisboa e Benfica) foi terceira com a marca de 25.33. No escalão de masculinos, Cristiano António (Atlético Clube de Vermoil) foi o primeiro a cortar a meta, com o tempo de 21.59, Bruno Pedro (Grupo de Amigos dos Casais do Vento) foi o segundo com a marca de 22.36, e Nuno Marco Santos (Sporting Clube de Portugal) foi o terceiro com o tempo de 23.40.

A grande novidade desta edição de Marcha Atlética de Alvaiázere foi a elevada participação de atletas no escalão de veteranos femininos. Das dezasseis marchadoras que marcaram presença em Alvaiázere, Alexandra Lamas (Centro de Atletismo das Galinheiras) foi a primeira classificada, com o tempo de 26.08, Maria Orlete Mendes (Centro de Atletismo das Galinheiras) foi segunda, com a marca de 30.04, e Maria Fernandes (Grupo Desportivo Lourocoop) foi terceira, com o tempo de 30.48.

Por fim, os atletas veteranos masculinos estavam divididos em dois escalões. No escalão M40 participaram três atletas, dos quais saiu vencedor Leonardo Toro Lopez (Clube de Atletismo Extremadura), que fez a prova com o tempo de 22.23, logo seguido de Carlos Paiva (Centro de Atletismo das Galinheiras), com a marca de 26.45 e Paulo Ramos (Centro de Atletismo das Galinheiras), com o tempo de 27.04. Dos veteranos M50, o marchador Joaquim Leitão (Grupo Desportivo S. Domingos) foi o primeiro, com a marca de 30.59 e António Marquez (Grupo de Atletismo da Extremadura) foi o segundo, com o tempo de 32.07.

No final das provas de marcha, todos os atletas, treinadores, dirigentes, acompanhantes e outros convidados juntaram-se na cantina da Escola EB 2,3/S Dr. Manuel Ribeiro Ferreira para o tradicional lanche convívio e a entrega dos prémios. Antes da entrega dos prémios, o diretor do jornal "O Alvaiazerense", Rui Oliveira, tomou a palavra para agradecer a presença de todos nesta que foi a XII Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere e aproveitou para convidar, desde logo, todos os participantes a marcarem presença igualmente na próxima edição. Na sua intervenção, Rui Oliveira relembrou também a importância de todos os patrocinadores deste evento, que traz anualmente centenas de pessoas ao concelho de Alvaiázere, pois sem a sua colaboração a organização não conseguiria levar a cabo este importante evento desportivo.

Carina Gonçalves