PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

XVIII Grande Prémio de Marcha Atlética de Alvaiázere

Clube de Futebol de Oliveira do Douro foi a equipa vencedora

30 de Novembro de 2017

Realizou-se na tarde de 18 de novembro o XVIII Grande Prémio e XVI Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere, que este ano contou com a participação de 73 atletas (número inferior ao registado no ano passado, 111 marchadores) e 21 equipas, dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, Santarém e Setúbal e S. Miguel (Açores).

Na classificação por equipas, o Clube de Futebol de Oliveira do Douro (Porto) sagrou-se campeão com um total de 184 pontos, em segundo lugar ficou o Grupo Desportivo Popular de Chão Duro (Setúbal) com 81 pontos, e em terceiro lugar o Grupo Desportivo de S. Domingos (Lisboa), com 53 pontos. A equipa da casa, o Grupo de Amigos dos Casais do Vento (GACV), classificou-se em quarto lugar com 30 pontos.

O escalão que registou maior participação foi o de veteranos (21 atletas), seguido dos benjamins (12 atletas), infantis (9 atletas), iniciados (9 atletas), juvenis (7 atletas), desporto especial (7 atletas), seniores (6 atletas) e juniores (2 atletas).

A prova iniciou-se pelas 15h00 junto à Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, com o percurso de um quilómetro percorrido pelos benjamins. Maria João Pimentel, do Clube de Futebol Oliveira do Douro (CFOD) foi a primeira classificada nos benjamins femininos (com a marca de 5.41) e nos benjamins masculinos foi Francisco Pereira, também do CFOD que arrecadou a medalha de ouro, completando a prova em 5.38.

No percurso de dois quilómetros do escalão de infantis, os vencedores foram Maria Gonçalves Pereira, do Núcleo do Sporting Club de Portugal de Setúbal (NSCPS), com um tempo de 11.03 e Simão Cacheira, do CFOD, com a marca de 11.43.

No escalão de iniciados femininos Catarina Torres (NSCPS) foi a grande vencedora, tendo completado os dois quilómetros em 9.54, seguida de Bruna Marques, do CFOD (10.24) e Andreia Carvalho, do GACV (10.38). Já no setor masculino, que contou com a participação de dois atletas, o vencedor foi Gustavo Gomes, do Clube de Atletismo da Marinha Grande (Leiria), com a marca de 10.31.

Joana Pontes, atleta do “clube da casa”, o GACV, obteve mais um triunfo ao sagrar-se campeã na prova de três quilómetros no escalão juvenis femininos, tendo terminado com a marca de 25.47. O escalão de juvenis masculinos contou com apenas um atleta, Rúben Santos, do CFOD, que fez a prova no tempo de 23.52.

O escalão de juniores teve apenas dois marchadores: Damiana Sousa, do Maia Atlético Clube (Porto), que fez os cinco quilómetros em 27.50, e Vitor Cabral, do CFOD, cujo tempo de prova foi 23.57.

No escalão de seniores, a grande vencedora foi Nádia Cancela, atleta do GRECAS (Aveiro), que terminou o percurso de cinco quilómetros em 24.50, seguida de Vera Portela, do Clube Sport Marítimo (Madeira), com a marca de 27.31. Nos seniores masculinos foi António Pereira, do Sporting Club de Braga, o primeiro a completar a prova, em 22.48, seguido de Cláudio Cotrim, da Casa do Povo de Alcanena (22.54) e de Marco Amaral, da Juventude Ilha Verde (S. Miguel – Açores), que terminou em 23.52.

O escalão de veteranos femininos dividiu-se em três categorias, tendo as atletas Andreia Ribeiro (F35); Sandra Silva (F40), ambas do CFOD e Maria José Dias, do G.D.P Chão Duro (F50) conquistado a medalha de ouro nas respetivas categorias.

No que respeita aos veteranos masculinos, os vencedores foram Manuel Silva, do CFOD (M35); Luís Silva, do Leiria Marcha Atlética (M40) e Gonçalo Rebelo, do Grupo Desportivo de S. Domingos (M50).

Na prova do desporto especial, os primeiros a completar o percurso de dois quilómetros foram, no setor feminino, Maria Adelaide Mata, veterana F50 e, no setor masculino, Inocêncio Sousa (senior), que repetiu a vitória do ano passado, sendo ambos atletas da APPACDM - Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém.

No final da prova de marcha, os atletas, treinadores, dirigentes, juízes, familiares, organizadores e demais convidados reuniram-se na cantina da Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira para a entrega de prémios e o tradicional lanche de convívio.

Antes da entrega dos prémios, Rui Oliveira, diretor do jornal “O Alvaiazerense” usou da palavra para deixar o seu agradecimento a todos os participantes nesta XVI Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere, mas também ao mentor e coorganizador António Gonçalves, presidente da direção do Grupo de Amigos dos Casais do Vento, e a todos quantos colaboraram para a organização desta prova desportiva, a única prova de marcha em estrada do distrito de Leiria.

Nesta cerimónia estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Agostinho Gomes, o presidente da Junta de Freguesia da Pelmá, Vidal Duarte e o representante da Escola, Henrique Lopes.

Cláudia Martins