PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

AlvaEduca - Semana da Educação promove a formação integral da comunidade educativa

30 de Abril de 2022

O Município de Alvaiázere, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e o polo de Alvaiázere da ETP Sicó dinamizou entre os dias quatro e nove de abril a AlvaEduca - Semana da Educação, envolvendo toda a comunidade escolar, desde as creches ao ensino secundário.

No dia quatro de abril a cerimónia de abertura realizou-se no Pavilhão Desportivo de Alvaiázere pela vereadora, Ana Faria, que cumprimentou toda a comunidade educativa presente, desejando-lhe a melhor Semana da Educação. Considerou a Educação como uma prioridade para o executivo camarário, onde se insere a AlvaEduca. “As atividades programadas foram orientadas com uma preocupação pedagógica que visa a sensibilização da população escolar para questões do seu interesse, desenvolvendo hábitos de convívio entre os jovens. Consideramos assim que estaremos a contribuir para a formação integral dos nossos jovens, dotando-os dos conhecimentos e valores necessários para se assumirem enquanto cidadãos conscientes e ativos”.

Esta cerimónia de abertura contou com a colaboração dos professores de Educação Física, que apresentaram duas danças tradicionais, “Regadinho” e “Sariquité”, realizadas pelos alunos do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere. Ao longo da semana foram desenvolvidas várias atividades desportivas promovidas pelo Município de Alvaiázere, nomeadamente, torneio de basquetebol 3x3 para os alunos do 3º ciclo e torneio de badminton para os alunos do secundário.

Para terminar a Semana da Educação estava prevista a realização de um Peddy paper para toda a comunidade educativa que, infelizmente, não se pode realizar devido às condições atmosféricas.

Além das atividades desportivas foram dinamizadas por outras estruturas das escolas diversas atividades educativas e culturais, como o teatro, o cinema e as artes, pela pintura de azulejos dinamizada pela CEARTE no mercado municipal.

O evento visou a sensibilização da população escolar para a igualdade de género, tendo esta temática sido desenvolvida pela apresentação de estátuas ao vivo por alunos do Clube de História da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira no espaço do mercado municipal na sua feira semanal.

Saidatoca apresenta “As cigarras septendecim e tredecim”

O teatro não faltou na programação da Semana da Educação. Assim, o Saidatoca – Clube de Teatro do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere apresentou o espetáculo “As cigarras septendecim e tredecim”, com texto de Afonso Cruz, tendo realizado duas sessões, uma no dia sete de abril para o público escolar e outra no dia oito para a comunidade em geral.

Este espetáculo foi preparado pelo grupo de alunos do Ensino Secundário do Clube de Teatro e resulta da sua participação no projeto “Panos-palcos novos palavras novas”, dinamizado pelo Teatro Nacional D. Maria II. Este projeto visa cruzar o teatro escolar e juvenil com as novas dramaturgias e, nesse sentido, são encomendadas, anualmente, peças originais a escritores reconhecidos, com o objetivo de serem representadas por adolescentes.

O dinamizador desta atividade, professor, João Caetano, dado o agrado do público e o interesse manifestado pelos que não puderam estar presentes nas sessões já realizadas, prometeu que este espetáculo voltará a ser apresentado em data a anunciar brevemente.

Sessões de Cinema para todos os níveis de escolaridade

Durante a Semana da Educação, e no âmbito da participação do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere no Plano Nacional de Cinema, foram realizadas, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, quatro sessões de cinema para o público escolar dos diversos níveis de escolaridade.

As crianças do Ensino Pré-escolar puderam assistir a vários filmes curtos do programa Cinanima Júnior e os alunos dos 1.º e 2.º CEB deliciaram-se com a longa-metragem de animação “A minha vida de Courgette”, de Claude Barras. Para os alunos mais velhos, a escolha recaiu no filme “Uma turma difícil”, de Marie-Castille Mention-Schaar.

Todos os filmes contribuíram para a formação integral dos alunos, motivando ou concretizando conteúdos dados em diversas disciplinas.