PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Cerimónia de Entrega de Certificados do CEARTE

Diretor do CEARTE salientou importância da qualificação para aumentar condições de empregabilidade

31 de Dezembro de 2013

"Nos dias que correm, uma qualificação e uma certificação são realmente uma ferramenta indispensável e uma mais-valia", considerou o diretor do CEARTE, Luís Rocha, adiantando que "se está difícil para todos, obviamente que tem uma qualificação tem uma ferramenta adicional". Luís Rocha falava na Cerimónia de Entrega de Certificados do CEARTE, que se realizou ao final da tarde do passado dia 6 de dezembro, no Polo de Formação do CEARTE em Cabaços, freguesia de Pussos.

"A qualificação e a certificação permitem melhorar as competências das pessoas para que possam aumentar as suas condições de empregabilidade", referiu o diretor do CEARTE, sugerindo a todos os recémformados que sempre que possam invistam na sua formação,
independentemente da área.

A vereadora da Educação da Câmara de Alvaiázere, Sílvia Lopes, também partilha da mesma opinião. "Os tempos não estão fáceis, mas se não estão fáceis para quem tem formação, muito pior estão para quem não a tem, por isso nunca deem por mal empregue este tempo", afirmou Sílvia Lopes.

A vereadora da Educação elogiou o CEARTE pela sensibilidade que tem demonstrado nas áreas de formação que tem escolhido e "por ter em consideração as necessidades locais", argumentando que é desta forma que "conseguimos desenvolver localmente o território e as populações".

O Polo de Formação do CEARTE em Cabaços tem "cursos diferenciados para dar resposta a esta região", afirmou Luís Rocha, adiantando que "cada vez mais estamos direcionados para a população adulta, empregada e desempregada, mas sempre na perspetiva de sermos úteis e melhorar as qualificações das pessoas". Apesar do Pólo do CEARTE de Cabaços ser "muito pequenino", é frequentado por "formandos de toda a região Centro" e este ano já atribuiu 290 certificados, dos quais 125 foram entregues durante esta cerimónia, salientou Luís Rocha, adiantando que este "é o contributo do CEARTE para melhorar as qualificações da população aqui da região".

"Em termos de empregabilidade, é óbvio que há cursos com empregabilidade mais fácil, quase imediata", referiu o diretor do CEARTE, dando como exemplo "os cursos de sistemas solares fotovoltaicos que têm sido uns cursos muito bons neste campo". O curso de modelista de vestuário tem um nível de empregabilidade inferior, contudo Luís Rocha realça que "ficam nas pessoas e em cada um de vós um conjunto de competências e certificações que são sempre uma grande mais-valia".

"O ano 2014 vai ter em Cabaços um conjunto de novos desafios", revelou Luís Rocha, acrescentando que "para além das formações normais, no CEARTE vão começar dois novos EFA, formações para ativos e vamos ter também o funcionamento de um CQEP". "O CQEP vem substituir o CNO, numa modalidade ligeiramente diferente do CNO, mais virada para a vertente profissional e certificação profissional, mas é também mais uma resposta a esta região", explicou o diretor do CEARTE.

Durante a cerimónia, Esmeralda Abreu, uma ex-formanda do curso de Costureira Modelista do CEARTE, deu o seu testemunho de como a formação que fez neste Polo de Formação foi importante no seu percurso profissional. Esmeralda Abreu frequentou o curso de Costureira Modelista e posteriormente abriu o seu próprio atelier de costura. "Tive a sorte de encontrar o CEARTE que me ajudou muito a concretizar o meu sonho", revelou Esmeralda Abreu, acrescentando que além da formação, o CEARTE ainda a ajudou a criar o seu atelier. Passados 12 anos após abrir o seu próprio negócio, esta ex-formanda diz que "apesar da crise não me falta trabalho", adiantando que "sempre fiz formação ao longo da minha carreira, porque acho que a formação é a base e põe-nos ao corrente da atualidade".

"Espero que o tempo que dispensaram com esta formação e estes cursos seja de hoje para amanhã bem empregue", afirmou Sílvia Lopes, que está certa de que "nos tempos que correm a qualificação e a certificação é extremamente importante". A vereadora da Educação considerou que Esmeralda Abreu "é um bom exemplo de que a formação é uma mais-valia" e aconselhou os recém-formados a "agarrarem-se a estes bons exemplos, porque não acontece só aos outros, existe para cada um de nós, temos é de nos esforçar e de procurar".

Carina Gonçalves