PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Votar é seguro - 30 de Janeiro

Semana das Artes no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere

30 de Junho de 2021

De 14 a 18 de junho decorreu no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere a Semana das Artes, com um programa que, apesar dos condicionalismos impostos pela situação sanitária, incluiu um conjunto de atividades representativas das diversas vertentes da expressão artística e contou com a colaboração e a participação de diversas estruturas do Agrupamento e de instituições e associações da comunidade envolvente.

Clube de Teatro

Assim, o Clube de Teatro apresentou, no auditório da Casa da Cultura, dois dos espetáculos preparados ao longo deste atribulado ano letivo: o grupo do Ensino Secundário fez duas sessões de “É por isso que hoje estamos aqui”, uma para os colegas do mesmo nível de ensino e outra para a comunidade; o grupo do 7.º ano fez quatro sessões de “Tonto Conto”, uma para o 2.º CEB, duas para o 1.º CEB e uma para a comunidade.

Clube de Música

O Clube de Música realizou algumas apresentações ao longo da semana no palco criado no telheiro da escola sede do Agrupamento, local onde esteve também patente uma exposição de murais realizados pelas turmas do 1.º CEB e do Ensino Pré-escolar. O Clube de Artes Plásticas, por sua vez, trouxe o seu ateliê de pintura em tela para o exterior, abrindo-o ao olhar da comunidade escolar.

Plano de Cinema

No que diz respeito ao Plano Nacional de Cinema, as turmas dos 8.º e 9.º anos assistiram ao filme “Mustang”, de Deniz Gamze Erguve, e um grupo de alunos do Ensino Secundário participou num ateliê de formação com o cineasta Hirton Fernandes Júnior, responsável pela dinamização do projeto de criação dum cineclube em Alvaiázere, promovido pela Câmara Municipal. O Plano Nacional de Leitura deu também a sua contribuição realizando, em parceria com o projeto Eco Escolas, a atividade “Ecopoemas”, que contou com a participação das turmas do 2.º CEB.

Parcerias

Em resultado das parcerias estabelecidas com as instituições e associações locais, durante esta semana estiveram patentes na escola sede do Agrupamento uma mostra de trabalhos a óleo e aguarelas promovida pelo Museu Municipal, e uma exposição de desenhos e peças de cerâmica a cargo do coletivo Defeito de Fabrico. De realçar que os artistas deste coletivo fizeram do local da exposição o seu ateliê, permitindo assim que os alunos observassem o seu processo de trabalho e pudessem trocar impressões sobre as obras expostas e o projeto artístico que desenvolvem.

Graças também a essas parcerias, a Associação de Cultura Alva Canto realizou, na escola sede do Agrupamento, a apresentação da sua Academia de Música, que contou com a participação de alguns dos seus professores e do Coro Infantil. A Câmara Municipal, por sua vez, promoveu a realização de espetáculos e ateliês de magia para o Ensino Pré-escolar e o 1.º CEB, dinamizados pela Escola de Magia do Porto, e o CLDS 4G - Alvaiázere trouxe até nós o cantor Fernando Daniel, que apresentou o seu projeto pedagógico “Enredo” aos alunos do Ensino Secundário. Também estava programada a apresentação da Filarmónica Alvaiazerense, mas, infelizmente, esta teve de ser cancelada devido à entrada em confinamento profilático dos seus executantes.

 Semana da Artes foi promovida no âmbito do Projeto Cultural de Escola e da recente adesão do Agrupamento de Alvaiázere ao Plano Nacional das Artes e pretendeu valorizar as diversas iniciativas desenvolvidas em meio escolar e na comunidade envolvente no âmbito da educação artística e da formação integral das nossas crianças e jovens.

Votar é seguro - 30 de Janeiro