PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Encontro Nacional da Juventude da Cruz Vermelha em Alvaiázere

31 de Março de 2023

“Os rios não bebem a sua própria água. As árvores não comem o seu próprio fruto. O sol não brilha para si mesmo. As flores não espalham a sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da Natureza. A vida é boa quando estamos felizes, mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por nossa causa”

De três a cinco de março realizou-se em Alvaiázere o Encontro Nacional da Juventude 2023, da Cruz Vermelha Portuguesa, que foi organizado pela delegação local. A vila animou-se com cerca de 150 jovens oriundos de vários pontos do país e impregnados com o sentido do voluntariado, que os carateriza.

A sessão de abertura ocorreu na Casa Municipal da Cultura e à noite foi desenvolvida a atividade “Quebra Gelo” a que se seguiu um jantar partilhado e muito animado.

“Em frente ao futuro: novos desafios, novas respostas” foi o lema do encontro, tendo-se abordado temas, como a saúde mental, a diversidade e inclusão, e a crise climática no dia quatro.

O dia cinco foi recheado de atividades Play with your Future Kit JCV e Projeto Geração pela Inclusão.

E foi neste dia que se procedeu à assinatura do protocolo para a nova sede da Delegação de Alvaiázere da Cruz Vermelha Portuguesa, se instalar na antiga escola primária Cesário Neves.

Na cerimónia de encerramento estiveram presentes o representante da juventude na Cruz Vermelha Portuguesa, Rui Cancela, que salientou a mobilização de jovens no evento bem como nas diversas delegações espalhadas pelo país, nas cerca de 150 delegações 70 contam com as vertentes da Juventude. Realçou ainda a importância dos temas abordados nas sessões formativas.

E por ser este o encontro com maior representatividade geográfica, congratulouse por ter sido dado a conhecer o concelho de Alvaiázere através das vertentes culturais das suas associações, como, a Tuna Santa Cecília, os grupos de teatro, Sai da Toca e O Tal da Alva Canto. Assim como a Confraria do Chícharo que deu a conhecer toda a história do símbolo gastronómico do concelho.

A Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Jorge, congratulou-se também por estarem presentes 40 delegações no encontro, salientando a importância dos jovens no voluntariado, em tempo de pandemia, junto das comunidades mais idosas. Dos temas formativos destacou o da saúde mental, e dos atletas de alta competição.

O presidente da CMA, João Paulo Guerreiro, manifestou a seu agrado referente à adesão dos jovens ao encontro e a importância da presença destes na vila durante o fim de semana, e pela relevância dos temas debatidos.

O presidente da Delegação de Alvaiázere da Cruz Vermelha Portuguesa, Manuel Pachon, historiou o caminho percorrido, desde maio de 2022, “vamos fazendo parte dos pequenos passos que a nossa Delegação tem dado no sentido da concretização desta nossa ambição e na dinamização e apoio à comunidade alvaiazerense e não só. Nos últimos meses também fomos solicitados e estamos a apoiar famílias de outros concelhos, nomeadamente, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande. Mas queremos fazer mais. Queremos fazer melhor. Queremos mudar o Mundo de mais pessoas. Ao longo destes últimos meses foram várias as iniciativas regulares e pontuais que fomos desenvolvendo. Além das valências de Apoio Alimentar, Banco de Roupas e Ajudas Técnicas que de forma contínua apoiam cerca de duas centenas de beneficiários, tivemos oportunidade de promover atividades inéditas na Delegação”.

E revelou os projetos futuros, “o nosso desejo é abrirmos uma loja solidária de venda de artigos em segunda mão que essencialmente seja um instrumento de sensibilização para hábitos de consumo mais sustentáveis. Queremos também implementar o projeto “Apadrinhamento de Idosos” como forma de promoção de relações intergeracionais e combate ao isolamento dos mais velhos. E, além disso, é nosso desejo ter verdadeiramente implantada a área da Juventude na nossa Delegação com iniciativas e dinâmica próprias”. Congratulou-se por já serem quase cinquenta jovens alvaiazerenses a integrar as forças voluntárias da Cruz Vermelha Portuguesa e que anseiam por mudar o mundo”.

E concluiu demonstrando a sua alegria de a Delegação de Alvaiázere ter acolhido este Encontro, já que é “um momento fundamental para os nossos jovens poderem interagir e aprender com outros”. E deixou um apelo aos jovens, “temos o dever e a responsabilidade social de construir um mundo mais bonito para os nossos filhos, para os nossos netos e para todos aqueles que um dia já não saberão o nosso nome”.