PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Festa em honra de São Paulo e Senhor dos Aflitos animou Maçãs de D. Maria durante quatro dias

Maçãs de D. Maria

31 de Agosto de 2015

Teve lugar entre os dias 27 e 30 de agosto a tradicional festa da freguesia de Maçãs de D.Maria, em honra de São Paulo e do Senhor dos Aflitos, aquela que é considerada por muitos como uma das maiores e melhores festas do concelho de Alvaiázere.

Logo no dia 27, da parte da tarde, os festejos iniciaram-se com a montagem dos arcos tradicionais, que são uma das imagens de marca da festa. Feitos com flores de papel e verduras naturais, são alusivos a diversos temas, normalmente relacionados com a freguesia.

A noite terminou com um baile abrilhantado pelo grupo "Só Ritmo", que contou com a participação de Leandro. Na sexta-feira, dia 28, procedeu-se à abertura da quermesse e as comemorações estenderam-se até de madrugada, com a animação musical a cargo do grupo musical P.A.3 e da banda "The Carpets", que atuou no palco alternativo.

O desporto reinou no terceiro dia de festa, tendo iniciado com a 2ª concentração e passeio moto turístico no qual participaram motorizadas, motas e clássicos), na parte da manhã, e na parte da tarde com as habituais provas desportivas de atletismo e ciclismo, bem como uma demonstração acrobática de avião.

A noite foi dedicada à dança, com uma demonstração de danças afrolatinas da Escola Ana, Paulo e Miguel, à qual se seguiu a atuação do conceituado artista Pedro Miguéis no palco principal e do Dj Holocausto no palco alternativo.

No domingo, último dia da festa, o ponto alto dos festejos foi a celebração da Eucaristia solene e procissão eucarística, que teve uma enorme adesão de crentes e devotos, como já vem sendo hábito.

Durante a tarde, procedeu-se à recolha de fogaças e bandeiras nos locais do costume, tendo havido ainda lugar à atuação da Filarmónica de Santa Cecília de Alvaiázere e da Sociedade Filarmónica Avelarense, seguindo-se uma tarde de folclore protagonizada pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maçãs de D. Maria e pelo Rancho Folclórico Serra Ceira - Colmeal - Góis.

Os festejos da freguesia encerraramse com a atuação da Banda Império, da artista Edna Pimenta e do Dj Holocausto, que voltou a marcar presença no palco alternativo.

Foram quatro dias de intensos festejos, com uma grande afluência da população, atraída pelo passado histórico da freguesia, rico em tradições e valores culturais de natureza rural, pagã e religiosa. Os lucros da festa reverteram a favor da compra das "Casas do Adro", situadas em frente à Igreja.

Cláudia Martins