PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Opinião

31 de Outubro de 2022

Editorial

ler mais
31 de Outubro de 2022

A pobreza é uma realidade que flagela, segundo estimativas da ONU, cerca de 1,3 mil milhões de pessoas em todo o mundo, sendo quase metade crianças e jovens. Com a finalidade de alertar e sensibilizar a sociedade civil para esta realidade foi instituído o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza que é, anualmente, celebrado a 17 de outubro em todo o mundo.

ler mais
31 de Outubro de 2022

Portugal é, desde 1974, um país democrático baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito e na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes, visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia representativa - artigo 2º, da Constituição da República Portuguesa (CRP).

ler mais
30 de Setembro de 2022

Editorial

Nesta edição do nosso jornal apresentamos a reportagem da inauguração do Centro de Atividades e Ocupacionais, (CAO) e Lar Residencial da Associação da Casa do Povo de Alvaiázere.

Foi um dia extremamente gratificante por poder conhecer mais de perto a realidade desta instituição e a importância que colocam na incessante procura de meios de inclusão dos seus utentes na sociedade.

ler mais
30 de Setembro de 2022

A Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira de Alvaiázere, ficou em 165º lugar no ranking de escola de escolas Nacionais 2022, num universo de 640 escolas sujeitas a Avaliação e 4ª classificada à escala Distrital.

ler mais
30 de Setembro de 2022

Ultimamente muito se tem falado do futuro aeroporto de Lisboa. Ficámos a saber que lá para finais do próximo ano se saberá a sua localização. Sendo verdade que desde 1969 se procura a dita localização e que já se gastaram mais de 70 milhões de euros (que davam para construir dois aeroportos iguais ao de Beja) em projetos e outros estudos é de espantar, não é?

ler mais
30 de Setembro de 2022

No momento em que escrevo estas linhas, a guerra na Ucrânia perpetrada pela Rússia acabou de perfazer sete longos meses e salda-se por um imenso e imparável rol de destruição, incluindo perdas de vidas humanas, entre elas várias centenas de crianças, infra-estruturas sociais e económicas, habitações, escolas, creches, hospitais, etc.

ler mais
31 de Agosto de 2022

Editorial

Sem dúvida uma das melhores formas de conhecer o concelho de Alvaiázere e as suas gentes é calcorrear as festas e romarias que se concentram, principalmente, durante o mês de agosto, mais de cariz religioso. No entanto estas revelam também o cariz popular genuíno do nosso povo, como as suas tradições, a gastronomia, o artesanato, a música, as danças, jogos tradicionais e diversas modalidades desportivas.

ler mais
31 de Agosto de 2022

Na altura em que escrevo este artigo, Alvaiázere já se despediu de uma das maiores figuras da sua história. E digo isto sem exagero.

Falo pois claro da Alda. E permitamme que a trate assim pois como me disse vezes sem conta” ...Só Alda meu filho...que Donas são as velhas :)”

Alda é sinónimo de alegria, festa, risos, gargalhadas, folia, bem estar, convívio e Amizade...muita Amizade.

Podia estar aqui o dia todo a rotular a Alda de adjetivos que um dicionário não contemplaria tantos como ela merecia.

ler mais
31 de Agosto de 2022

No mês de agosto, tenho uma inclinação natural para poupar energias, ou seja, torno-me um pouco preguiçoso.

Confessado o meu pecado fio-me na sabedoria popular: “quem oculta os seus pecados não prospera; quem os confessa e os abandona recebe misericórdia”.

Sendo assim, enquanto “ardem os montes e secam as fontes” e “com bom sol se estende o caracol”, resolvo adiar a escrita do artigo relativo a este mês, convencido que “cesteiro que faz um cesto faz um cento, dando-lhe verga e tempo”.

ler mais
31 de Agosto de 2022

No último sábado de Julho, após declarações dos Comandantes dos Bombeiros de Alvaiázere e de Ansião à SIC, denunciando falhas ocorridas no sistema de comunicações de emergência, SIRESP, durante os incêndios que nesse mês lavraram naqueles municípios, o Governo, pela voz do MAI e da Sr.ª Secretária de Estado da Protecção Civil (SEPC), apressou-se a desmentir ou a desvalorizar tais falhas.

ler mais
31 de Julho de 2022

Editorial

O inferno, mais uma vez desceu à terra, numa imagem que nos transmitiam quando éramos crianças, do que seria o inferno. Foram momentos infernais de muita dor, angústia, desespero e tristeza, que a população neste mês de julho, na região centro sentiu. Alvaiázere, mais uma vez, não escapou deste inferno de chamas e labaredas, dizimando quase na totalidade as freguesias de Almoster e da Pelmá.

ler mais