PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

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31 de Julho de 2022

Os incêndios voltaram a atingir o nosso território. Mais para o fim do verão, na hora de fazer contas, constataremos que se consumiram milhares de hectares de floresta, gastaram-se milhões de euros em meios de combate e, intimamente, sabemos que todo este empenho foi um pouco inglório. Para o ano volta tudo a ser igual pois não é exequível limpar a floresta. Há muito que esta deixou de ser rentável e, na situação atual, mesmo que o fosse de pouco valeria.

O aquecimento global, nunca como agora, tem revelado as suas consequências e não tem dado tréguas ao mundo: ondas intensas de calor, secas, incêndios, inundações e tempestades extremas fazem parte do cardápio.

A reorganização de aglomerados populacionais, o planeamento florestal, a plantação de espécies autóctones, o registo predial, os aviões, os bombeiros, os milhões e milhões em equipamentos de pouco valem face a temperaturas a rondar os 50º, vento e falta de humidade. Lutar assim com o fogo é um pouco como tentar travar uma tempestade com um guarda-chuva. E vamos deixar arder tudo? Teremos de fazer opções. As televisões mostram os hectares de floresta ardida, algumas casas destruídas mas pouco se fala, e é muito mais preocupante, do desaparecimento da biodiversidade e dos milhares de mortos causados pelas ondas de calor.

No futuro não iremos ter incêndios ou inundações “normais”. Temos pois de nos concentrar nas causas do aquecimento global, mormente o uso de combustíveis fósseis, e agir de forma a inverter esta situação.

É comummente aceite, entre outras, que as energias renováveis são uma alternativa fiável aos causadores do efeito de estufa mas também teremos de adaptar os nossos hábitos de consumo.

Temos, assim, de mudar comportamentos e isso passa muito pelo papel da escola. O povo na sua sabedoria lá diz” de pequenino se torce o pepino”.

A educação ambiental para a sustentabilidade e o conhecimento da biodiversidade de forma a preservá-la é uma temática presente no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.

Prova disso, este ano, dois projetos Eco-Escolas: “ A Biodiversidade da Minha Escola”, realizado pelos alunos do 4º ano da EB Alvaiázere e “Painel da Biodiversidade da minha terra”, realizado pelo Pré-escolar de Maçãs de Dona Maria, foram, a nível nacional, vencedores nos respetivos escalões.

Num ano complexo devido às redobradas exigências causadas pela Covid 19, todos intervenientes estão de parabéns.

Podem consultar os trabalhos completos nos seguintes links:

https://ecoescolas.abae.pt/2021-2022-projetos/a-biodiversidade-da-minha…

https://desafiouhu.abae.pt/desafios-2022/premiados/