PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Autárquicas

30 de Setembro de 2021

Como vaticinava no meu artigo há dois meses atrás, estas eleições foram extremamente disputadas, diria eu as mais disputadas dos últimos 40 anos.

A diferença entre as duas principais forças políticas de Alvaiázere (PSD e PS) foi somente de 45 votos para a eleição da Câmara Municipal. Leram bem, 45 votos!

Para as Juntas o PSD perde as Juntas de Freguesia de Pussos S Pedro para o PS e a Junta de Freguesia de Pelmá para um grupo de independentes.

Para a Assembleia Municipal o PSD perde lugares para o PS e para o movimento independente.

Na Câmara o PSD mantém a maioria sendo 3 elementos para o PSD e 2 para o PS. O movimento independente não consegue eleger nenhum vereador, tornando vazia a sua candidatura.

Com estes números, João Guerreiro sai como vencedor da noite eleitoral, tendo PS um “amargo de boca” pois perder por 45 votos num concelho onde o PSD sempre teve maiorias confortáveis é sem dúvida nenhuma “morrer na praia”.

Mas é assim a democracia. O povo escolhe e os eleitos devem respeitar a sua vontade.

De realçar que tirando um ou outro episódio (que são normais nestes momentos) a campanha correu bem, com elevado sentido democrático e de educação de todos os intervenientes e isso é de realçar. Parabéns a todos.

Agora é hora de arregaçar as mangas e de trabalhar para o desenvolvimento e bem-estar de todos nós.

Queria terminar por deixar uma palavra para os que agora terminam os seus mandatos, nomeadamente à Drª Clara e ao Rui da Pelmá.

Tinha aqui escrito que a Drª Clara foi uma lufada de ar fresco, na vida política Alvaiazerense. Humana e sensível, foi das autarcas com quem mais gostei de trabalhar, nomeadamente em matéria de proteção civil. Foi um prazer trabalhar consigo.

Quanto o Rui, foi apanhado de surpresa com a morte do seu amigo Vidal e não virou a cara ao desafio. Abraçou a gestão da Junta de Freguesia da Pelmá, apesar dos problemas de saúde, com todo o empenho e levou até à última o seu mandato, quando muitos possivelmente não o teriam feito. Um exemplo.

Felicidades para as Vossas vidas é o que eu vos desejo.

Dedicarei o próximo artigo ao executivo municipal cessante.