Apresentado oficialmente no passado dia nove de dezembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Alvaiázere, o Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere, (FICA) prolongar-se-á até ao dia oito do mês de janeiro de 2023.
De acordo com as palavras do presidente da edilidade, João Paulo Guerreiro “será um mês de diversão. O objetivo é que as pessoas fiquem por Alvaiázere, em família, atraindo outros visitantes”. Se o primeiro evento que teve lugar em 2021, “acabou por ter que ser cancelado antes do seu termo por causa do risco da Covid-19, este 2º festival foi preparado para ser para toda a família”. E explicou sucintamente o que comtempla o Festival, “uma primeira semana dedicada aos concertos, com a presença do Rouxinol Faduncho, do Herman José, destinados a públicos diferenciados, mas que trazem boa disposição aos visitantes. Vai ser um evento que se vai estender até aos Reis, por ser também uma tradição bastante enraizada no nosso concelho”. E revelou o grande objetivo da realização do Festival FICA, “Pretendemos que se torne uma referência ao nível da região, apesar de ser um período com muita concorrência de eventos desta natureza, vamos passo a passo no sentido de cimentar o festival” e ao mesmo tempo proporcionar a “dinamização da economia local”, pois “estes territórios necessitam deste tipo de atividades para atrair pessoas”.
O presidente do município, João Paulo Guerreiro, no final da apresentação do FICA, agradeceu a presença de todos e em especial aos representantes da proteção civil e aos presidentes das juntas de freguesia, pelo trabalho desenvolvido nos últimos dias, tendo em conta os efeitos do mau tempo sentido no concelho. E terminou fazendo um convite para assistirem à ligação das luzes de natal, nos paços do concelho, brindando todos os presentes com um espetáculo de fogo de artifício, que antecedeu a uma visita ao espaço do evento.
E conforme programado foram concretizados diversos concertos musicais, bailes, atividades desportivas, culturais e Carrinha do Pai Natal, aos fins de semana do mês de dezembro. E com abertura diária os mais jovens e suas famílias, podiam usufruir de variados espaços, tais como ateliês, Escola e Casa do Pai Natal, Floresta Encantada, Carta ao Pai Natal, pista de gelo insufláveis e carrosséis.
Na noite da abertura do Festival FICA, nove de dezembro, realizou-se o concerto “Sonho de Natal” e no dia seguinte, o concerto de Natal, pela Banda Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, e à noite a atuação de Rouxinol Faduncho. No dia onze foi apresentado o espetáculo “As Canções da Minha Escola”, com Luís Portugal. No dia 16, a Tuna e Cantares da Misericórdia de Alvaiázere antecedeu o concerto de Herman José, que com a sua habitual boa disposição e simplicidade animou os presentes, que não se escusaram de cantar e de dançar para o acompanhar, e como ele referiu, “são poucos, mas bons” e foi elogiando o restaurante do Brás, pela sua boa comida, a organização do evento e as pessoas simpáticas e hospitaleiras de Alvaiázere, terminando com um grande, “Viva Alvaiázere”. As pessoas que estiveram presentes demonstraram a sua alegria por poderem interagir com o Herman José, embora tenha sido o espetáculo com menor aderência não correspondendo às expetativas, certamente também justificável pelas más condições do tempo, muita chuva e frio.
Na tarde do dia 17 foi realizada a caminhada, mini-trail e BTT, e à noite realizouse o concerto do Saul, sendo este um dos espetáculos mais participados a par do Rouxinol Faduncho.
No dia 19 a tarde foi preenchida com o “Palhaço Sorriso”, que encantou a pequenada. Na noite de 23 o concerto com a Orquestra Ligeira da Banda Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, também animou todos os presentes.
Na tarde do dia de Natal, os mais novos foram também brindados com o espetáculo “Tá Bem Abelha”.
No mês de janeiro, baile com o Grupo Manuel Braz para a Passagem de Ano, e muito fogo de artificio a marcar o inicio de 2023, no dia cinco de janeiro o tradicional Cantares dos Reis e no dia nove, pelas 17h00, o concerto de Ano Novo pelo Alva Canto encerrará as festividades do FICA.