PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Alvaiázere Capital do Chícharo

Presidente da Assembleia Municipal salientou “patamar tão alto” atingido pela FAFIPA e Festival Gastronómico do Chícharo

O presidente da Assembleia Municipal de Alvaiázere, Álvaro Pinto Simões, salientou o "patamar tão alto" que a FAFIPA e o Festival Gastronómico do Chícharo conseguiram atingir, adiantando que estes eventos dignificam e divulgam o concelho no país e no estrangeiro. Álvaro Pinto Simões falava na cerimónia de comemoração do Dia do Concelho, que se realizou na tarde do passado dia 13 de junho, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere.

"A FAFIPA e o Festival Gastronómico do Chícharo são sempre patamares muito altos que dignificam o concelho, divulgam o concelho e espalham o nome de Alvaiázere por esse país fora e também pelo estrangeiro", afirmou o presidente da Assembleia Municipal, considerando que "o Festival conseguiu um patamar tão alto que é um orgulho e um símbolo do concelho" e "o chícharo é um dos nossos ex-libris".

"Este ano a FAFIPA e o Festival do Chícharo têm um sabor muito especial, porque ligado à nossa feira está a comemoração dos 500 anos da atribuição do Foral Manuelino", referiu Álvaro Pinto Simões.

O presidente da Câmara de Alvaiázere, Paulo Tito Morgado, também partilha da mesma opinião. Perante a sala da Casa Municipal da Cultura cheia de convidados e homenageados, o autarca considerou que o Dia do Concelho "é um dia em que pretendemos reforçar a nossa identidade enquanto povo e enquanto comunidade" e salientou que "este ano é um dia de excelência" porque "conseguimos associar a este dia a comemoração da outorga dos forais manuelinos a várias localidades de Alvaiázere".

Por sua vez, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emílio Guerreiro, enalteceu a Câmara de Alvaiázere por promover os seus produtos locais, "colocando aquilo que a economia local faz na economia global". "Hoje em dia vivemos numa economia global em que temos de nos afirmar pelas nossas diferenças, porque se nós queremos afirmarmo-nos no contexto global temos de fazê-lo com aquilo que é nosso, que nos é peculiar", salientou Emídio Guerreiro.

Presidente da Câmara revelou que pretende "travar a perda demográfica de população"

O presidente da Câmara de Alvaiázere, Paulo Morgado, revelou que o principal objetivo do atual executivo passa por "travar a perda demográfica de população", através da implementação de medidas que no futuro consigam, não só travar essa tendência, como também contribuir para o crescimento populacional. Nesse sentido, o atual executivo "muito tem trabalhado" para criar "condições mais atrativas para o concelho".

"O principal objetivo do executivo a que presido é conseguir encetar medidas estratégicas de fundo que permitam travar a perda demográfica de população, que nos tem caraterizado há seis ou sete décadas", fazendo com que essas medidas "consigam ser um travão a essa tendência e permitam, num futuro próximo, fazer verificar a tendência inversa, a tendência de crescimento", afirmou o presidente da Câmara de Alvaiázere.

"Não é fácil" conseguir este objetivo, mas "os executivos que têm passado pela Câmara Municipal muito têm trabalhado para criar as melhores condições, condições mais atrativas para o concelho". No sentido de criar melhores condições no concelho, a autarquia está a promover a adaptação de uma parte do edifício das Finanças para criar uma incubadora de empresas e num futuro muito próximo irá reiniciar obras de melhoria e ampliação na zona industrial. Além disso, "temos feito inúmeros e avultados investimentos em saneamento básico, reabilitação urbana, rede viária, habitação social e equipamento ou reequipamento do parque desportivo", salientou o autarca, assegurando que "à semelhança de todo esse trabalho e esforço do passado e do presente, a equipa que me acompanha continuará a tudo fazer para manter bem viva a nossa esperança no futuro".

Vila embelezada com duas novas esculturas

Após a cerimónia de comemoração do Dia do Concelho, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, juntamente com o presidente da Câmara de Alvaiázere, Paulo Tito Morgado, inauguraram duas esculturas que resultaram de um simpósio de esculturas produzido em Alvaiázere, no passado mês de maio.

Segundo Paulo Morgado, "estas esculturas fazem parte de um conjunto de esculturas, que foram organizadas pelo nosso conterrâneo Santos de Carvalho, um escultor de origem de Alvaiázere, que teve o gosto de escolher colegas de renome para fazer este simpósio".

A primeira escultura inaugurada foi elaborada por Xico Lucena. Esta obra denominada de "A Porta" representa "a hospitalidade dos alvaiazerenses ao mesmo tempo que evoca a centralidade do território de Alvaiázere".

A segunda escultura inaugurada foi criada por Santos Carvalho e tem o nome de "Alvaiázere". De acordo com Paulo Morgado, "esta peça chama-se "Alvaiázere" porque representa um conjunto de simbologias e ícones próprios do nosso concelho". "A oliveira em negativo nos retângulos de pedra calcária representa a génese deste território marcadamente rural e situado em maciço calcário". Além disso, "temos também uma referência histórica aos 500 anos do Foral Manuelino de Alvaiázere e no verso temos a simbologia dos trevos que são um dos elementos marcantes do nosso brasão", revelou o edil alvaiazerense, que considera que "foi uma peça muito bem conseguida".

Carina Gonçalves