PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Alvaiázere recebeu o Primeiro Grande Torneio de Pokémon Go

Numa iniciativa pioneira, a Câmara Municipal de Alvaiázere organizou, nos dias 13 e 14 de agosto, o primeiro grande Torneio de Pokémon Go em Portugal, com o objetivo de “aproveitar as funcionalidades de georreferenciação presentes no jogo para dar uma maior visibilidade e dinamismo ao território, convidando todos os presentes a partir à descoberta do património cultural, histórico e natural do Concelho, bem como dos diversos pontos de interesse referenciados nos Pokéstops (pontos de paragem onde os jogadores podem conseguir itens como poções, incensos, revives, doces, pokébolas, ovos ou até mesmo Pokémon) e Gyms (ginásios) ”, referiu Célia Marques, presidente do executivo municipal. “Por isso, até as infraestruturas da região como o parque de campismo, o pavilhão desportivo ou o campo de ténis estarão de portas abertas e disponíveis para acolher os participantes num convívio inter-geracional sem precedentes”, acrescentou.

Após o início oficial do evento, a primeira atividade foi uma caminhada que se iniciou às 16h00 e prolongou pela tarde e noite dentro. Seguiu-se o primeiro momento de avaliação prémio equipa, conquistado pelos jogadores Marco Teixeira e Leandro Dinis, da equipa Instinct, que dominaram o Ginásio do Estádio. Às 18h30 realizou-se um concurso de Cosplay, uma atividade lúdica em que cada um dos participantes se fantasiou de uma personagem de animação. Ana Santos foi a grande vencedora, com o seu disfarce de Sakura Hime, em segundo lugar ficou Irina Costa, que encarnou a personagem da série Pokémon Jessie Team Rocket e em terceiro lugar João Lima, com o seu Pokémon Snorlax, tendo havido ainda uma menção honrosa para Andreia Marques com o seu cosplay Colette Ferro. O segundo momento de avaliação do prémio equipa teve lugar pelas 21h00, no qual se sagraram vencedores 13 jogadores. Naquele que foi o primeiro dia de caça aos Pokémon, o terceiro momento de avaliação prémio equipa realizou-se pelas 24h00, conquistado por 12 jogadores. Sendo este evento um torneio de 24 horas non-stop, às 05h00 foi novamente realizada uma avaliação por equipas, conquistada por cinco resistentes: Sérgio Costa, Filipe Damião, António Costa, Rui Silva e Mauro Andrade.

No domingo, dia 14 de agosto, realizaram-se mais dois momentos de avaliação por equipas, às 10h00 e as 12h00, bem como a atribuição do prémio individual ao jogador António Rita, que venceu nos dois dias de torneio, e do prémio caçada ao jogador Flávio Santos.

Sob o lema “Chícharo comido, Pokémon colhido”, este torneio de 24 horas teve 30 horas non-stop de lures (uma espécie de “festa” que atrai Pokémon a uma determinada zona), batalhas de ginásios (Ginásios Estádio, Museu e Cultura), caminhada, caçada, concurso Cosplay, cinco mil euros em prémios, mas também momentos de animação e convívio, com música e tasquinhas, sendo que as várias infraestruturas do Município, como o Parque de Campismo, o Pavilhão Desportivo, o Campo de Ténis e a Piscina Municipal, estiveram à disposição de todos quantos por lá passaram, pelo que, segundo Célia Marques, o evento superou todas as expetativas.

Lançado em Portugal no dia 15 de julho, o jogo Pokémon Go alcançou em pouco tempo um enorme sucesso: trata-se de um jogo desenvolvido pelas empresas Niantic, Inc., Nintendo e The Pokémon Company, que utiliza a realidade aumentada, permitindo aos jogadores a entrada num mundo que mistura elementos reais e virtuais, no qual podem capturar criaturas imaginárias e travar batalhas contra outros jogadores. Tudo o que é necessário para jogar é ter um smartphone com o sistema operativo iOS ou Android, uma ligação à Internet através dos dados móveis ou wi-fi e também uma ligação através do sistema de GPS.

Cláudia Martins