PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Assembleia Municipal aprovou orçamento cerca de 6,5 por cento mais baixo

A Assembleia Municipal de Alvaiázere aprovou, no passado dia 27 de novembro, o orçamento para o ano 2014, no valor de aproximadamente 15 milhões de euros. O orçamento para 2014 prevê uma redução de 6,5 por cento comparativamente ao do ano 2013, mas continua “a explanar a estratégia de desenvolvimento do concelho”.

“O próximo exercício orçamental carateriza-se por uma diminuição global do seu valor em cerca de 6,5 por cento, face ao orçamento transato”, afirmou o presidente da Câmara de Alvaiázere. Contudo, Paulo Morgado assegurou que a autarquia vai continuar “na prossecução de políticas de desenvolvimento sustentável ao serviço da população, como se pode comprovar pelos projetos previstos nas Grandes Opções do Plano”. Além disso, o autarca garantiu ainda que “vamos continuar a intervir socialmente de forma inclusiva, para continuar a assegurar, aos nossos munícipes em geral e de uma forma especial àqueles que têm uma condição económica ou social mais frágil, o acesso a um conjunto de serviços públicos de proximidade de superior qualidade”.

Segundo Paulo Morgado, o orçamento para 2014 prevê a continuação da construção do Centro Escolar de Alvaiázere, das requalificações urbanas de Alvaiázere, Cabaços e Maçãs de D. Maria e do início da obra da Unidade de Saúde Familiar de Alvaiázere ou do Centro de Incubação de Negócios.

Apesar do orçamento para o ano 2014 prever uma edução global de 6,5 por cento comparativamente ao do ano 2013, o município pretende “prosseguir um conjunto de investimentos e de iniciativas integradas que permitam criar emprego e fixar população”, nomeadamente a construção da incubadora de empresas, promover as beneficiações da Zona Industrial do Vale da Aveleira e incentivar a instalação de empresas no concelho.

Avaliado em perto de 15 milhões e meio de euros, o orçamento para 2014 continua a “explanar a estratégia de desenvolvimento do concelho”, sublinhou Paulo Morgado, acrescentado que o município vai continuar a apostar na requalificação urbana, no desenvolvimento económico do concelho, nos investimento em matéria de educação, na valorização do património local, no apoio ao associativismo de base local e no apoio ao investimento privado.

O presidente da Câmara de Alvaiázere destacou que “as previsões dos últimos orçamentos municipais tendem a diminuir gradualmente”, contudo continua a apostar “na melhoria das infraestruturas disponíveis aos munícipes”, “a criar e disponibilizar as condições indispensáveis para o investimento, para a criação de riqueza e emprego e para o apoio às famílias”.

Por fim, o presidente da Câmara de Alvaiázere salientou que “para a prossecução dos objetivos e da estratégia traçada é necessário um comprometimento amplo de todos os agentes locais, nomeadamente, dos responsáveis políticos, dos demais titulares de mandatos autárquicos, bem como de toda a comunidade alvaiazerense”.

Carina Gonçalves