No passado dia 13 de fevereiro a Casa de Cultura de Alvaiázere engalanou-se para acolher a comemoração do 20º aniversário da Alva Canto – Associação de Cultura.
Nascida de um sonho dos irmãos Cardo em 1996, a Alva Canto tem sido um forte pilar na divulgação da música coral polifónica. Apesar de outras atividades ligadas à música terem também sido prosseguidas ao longo destas duas décadas, desde bailado a teatro, é no seu coro polifónico que esta associação tem a sua sólida estrutura.
Vários foram os coralistas e maestros que ao longo destes anos vestiram a camisola do Alva Canto. Contudo, fica uma nota de destaque para o Maestro Paulo Serafim que esteve na génese desta instituição e que, apesar de alguns períodos de ausência, se mantém na direção do coro e é muito graças à sua exigência e empenho que o Alva Canto se destaca entre os seus pares.
Como tributo a população de Alvaiázere esteve em grande massa neste serão cultural onde foi possível assistir à atuação do coro Alva Canto, à atuação de Orquestra de Cordas e para terminar esta reunião de gerações foram chamados ao palco antigos elementos do coro para interpretar conjuntamente alguns temas.
Em claro espírito de fraternidade e confraternização, o presidente da direção, Manuel Lourenço, dirigiu umas breves palavras a todos os presentes e não pôde deixar de relembrar todos os que têm contribuído para que o Alva Canto continue de “pedra e cal”, nomeadamente os irmãos António e Mário Cardo, os antigos presidentes da direção, com especial destaque para Dionísio Lourenço, bem como a Câmara Municipal de Alvaiázere. E porque a Câmara Municipal de Alvaiázere estava representada, entre outros, pela sua presidente e também ex-coralista Célia Marques, esta deixou uma breve e emocionada mensagem de carinho e apreço por esta associação que tanto tem contribuído para a divulgação da cultura e do concelho de Alvaiázere.
Terminada a parte musical, todos foram convidados a subir até à sede Alva Canto onde se cantaram os parabéns e partilhou bolo e champanhe para celebrar esta data.
Porque é bom estar entre amigos e porque recordar é viver, para muitos dos presentes esta foi uma noite memorável e muito gratificante.