PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Autárquicas 2021 - Análise dos resultados pelos candidatos à Câmara

Entrevista

30 de Setembro de 2021

Face às suas expetativas como analisa os resultados?

PSD - João Guerreiro

João GuerreiroDesde a apresentação da nossa candidatura sempre tivemos uma grande motivação e a forte convicção que os Alvaiazerenses nos iriam dar o seu voto de confiança. E assim foi, o PSD foi claramente o partido mais votado nas eleições autárquicas no Concelho de Alvaiázere.

Os alvaiazerenses sabem que o PSD, as suas equipas e seus projetos servem verdadeiramente os eleitores sem qualquer tipo de interesses pessoais, por isso confiaram novamente nos projetos e nas pessoas do PSD, votando de forma a dar à nossa candidatura a Presidência e a maioria de vereadores na Câmara Municipal, o maior número de deputados na Assembleia Municipal e a maioria das Juntas de Freguesia.

Alvaiázere continua a confiar no PSD e nos seus candidatos, o que engrandece o nosso compromisso para com os Alvaiazerenses. As estruturas do partido, bem como todos os eleitos efetuaram a análise detalhada dos resultados e sei que darão o melhor de si para estarem à altura das responsabilidades assumidas.

No que depender de mim posso garantir que, com o apoio da minha equipa, serei um Presidente próximo, atento e competente. O nosso foco é e será sempre nas pessoas, com a preocupação constante em melhorar a sua qualidade de vida.

A minha experiência autárquica e conhecimento do concelho e das suas gentes dão-me a sensibilidade e rigor necessários para ter uma perceção real e ajustada das principais dificuldades e necessidades da população, estando em condições de garantir a cada Alvaiazerense que serei capaz de agradecer a confiança e retribuir com melhores condições de vida para Todos. Pretendemos continuar a contar com a força de todos num mandato que terá o cunho de tornar Alvaiázere um concelho Atrativo, Dinâmico e Sustentável.

Obrigado Alvaiázere!

 

PS - Carlos Simões

Carlos SimõesEm primeiro lugar, a candidatura Dar Voz a Alvaiázere vem expressar o seu agradecimento a todos quantos manifestaram apoio (direta ou indiretamente) ao projeto que criou para estas eleições autárquicas.

Estamos naturalmente insatisfeitos, no geral, mas de consciência tranquila por termos feito o melhor que pudemos na apresentação da nossa mensagem, equipas e projetos, em metodologia íntegra e parcos recursos de campanha, no contexto conhecido e característico do nosso território e sociedade.

Todavia, também um sentimento de satisfação: os resultados, fruto da confiança dos eleitores, permitiram que a diferença entre esta força política e o PSD tenha sido de apenas 46 votos para a Câmara Municipal, que tenham sido eleitos mais dois deputados para a Assembleia Municipal (agora são seis) e que a freguesia de Pussos São Pedro passe a ser presidida por Paulo Sá Oliveira.

Parabeniza-se, na pessoa do Dr. João Guerreiro, a lista e projeto vencedores, na expetativa de que consigam contribuir com algo de positivo.

A equipa de cidadãos que preconizou as listas candidatas pelo Partido Socialista aos vários órgãos autárquicos continua movida pelos mesmos objetivos que estiveram subjacentes à candidatura - os superiores interesses dos alvaiazerenses e de Alvaiázere.

E, portanto, é este nosso projeto que defenderemos no mandato, em respeito e representação de todos os que nos deram a confiança do voto, convictos de ser o que melhor defende todos os alvaiazerenses e o desenvolvimento do concelho.

Bem hajam!

 

VA - António Cardo

António CardoTodo o trabalho de campanha nos permitiu um contacto muito próximo com a população auscultando os seus reais problemas construindo um programa que nos permitisse ir ao encontro da resolução desses problemas.

O contacto com as pessoas traduzia-se num descontentamento generalizado que acabou por não se traduzir em votos. Respeitamos os resultados e o sentido de voto dos eleitores que optaram pela continuidade.

A nossa candidatura não era contra ninguém mas sim com o objectivo de fazer diferente e para implementar um novo estilo de governação.

A forma dos movimentos independentes fazerem política distingue-se claramente da dos partidos políticos. É uma política de cidadania onde os elementos são escolhidos para os lugares certos em função da sua competência e não em função do lugar que ocupam no partido aguardando a sua vez de poder ser compensado.

O movimento “Vamos Alvaiázere” continuará a trabalhar e a defender os interesses do concelho.

O facto de não termos concorrido ás juntas de freguesia também pesou no resultado final pois muitos eleitores acabaram por colocar o seu voto no mesmo partido em todos os boletins de voto.

Apesar das nossas expectativas terem ficado aquém dos objectivos traçados inicialmente não podemos deixar de agradecer a confiança pela representação na Assembleia Municipal, onde defenderemos os interesses dos Alvaiazerenses.

 

CDU - Pedro Furtado Alves

Pedro Furtado AlvesComo participante neste ato eleitoral, as minhas perspetivas sempre foram modestas. Conhecedor da realidade que compõe o mapa de votantes do concelho, aproveitei para trocar opiniões com muitos habitantes comuns, bem como com todos os cabeças de lista e muitos outros elementos das outras forças políticas, como forma de aferir das verdadeiras necessidades do concelho.

Fui às eleições para dizer que "o rei vai nu" em Alvaiázere.

As minhas perspetivas sobre o novo mandato não se alteraram em relação ao mandato anterior.

O PSD recusa-se a discutir e a tratar dos verdadeiros problemas do concelho, atirando areia para os olhos dos alvaiazerenses com obras grandiosas que contrastam com a real situação de atraso do concelho, onde não existe indústria, comércio, nem sequer um sistema de saneamento básico na maior parte das habitações. O abandono em grande escala de edifícios públicos e particulares necessita de um grande plano de recuperação e apoio.

O PS, por pouquíssimos votos, não ganhou ao PSD, que nestas eleições teve duas listas. A das setas para cima e a das setas a fazer o pino. Com isso estragou a vitória do PS.

Cabe agora aos eleitos na assembleia municipal fazer cumprir a normalidade democrática fiscalizando e fazendo cumprir as obrigações do executivo.

Espero, isso dos eleitos pelo PS e gostaria que os ditos independentes provassem que não são "cavalos de Troia", só assim poderá haver rigor e transparência no exercício dos cargos municipais.

No que a mim diz respeito e à CDU, continuaremos a fazer estrada, no princípio do respeito, da cidadania e da participação na causa publica, contra o estilo dos "donos disto tudo". A das setas

 

CHEGA - Rui Fernandes

Rui FernandesOs resultados estão dentro do que estávamos há espera, conseguindo um resultado um pouco acima da média nacional e com a expressão mínima que tínhamos como objetivo. Sabíamos de todas as dificuldades e como tal não elevamos as perspetivas para algo impensável. O chega é um partido muito novo e sem qualquer representação autárquica até ao passado Domingo. Quero deixar uma palavra de apreço a toda a equipa que sempre me acompanhou e há direção distrital de Leiria pela confiança que teve tanto em mim como em toda a equipa. Deixo em meu nome e do partido Chega um enorme obrigado a todos os que confiaram em nós e votaram no passado Domingo no Chega, o nosso trabalho não acaba por aqui e todos esses e outros mais, terão voz nas assembleias municipais.

Acreditamos que a política pode ser feita de forma séria e competente, sempre de modo a defender Alvaiázere e todo o magnifico povo do município. Estaremos presentes para fazer prevalecer isso mesmo. Um grande, grande obrigado. Rui Fernandes, CHEGA!!