PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi assinalado com diversas atividades

30 de Abril de 2016

O Município de Alvaiázere, através dos Serviços do Museu e do Desporto Municipal assinalou, nos dias 17 e 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma programação peculiar em torno da temática “Desporto um património comum”.

Assim, no dia 17, à tarde, o auditório do Museu acolheu a palestra “Jogos tradicionais - memórias e património comum”, proferida por Maria Adelaide Furtado, presidente da Al-Baiäz (Associação de Defesa do Património). A iniciativa procurou abordar os jogos tradicionais enquanto património imaterial comum e realçar a sua importância na memória individual e coletiva de uma comunidade.

Na tarde do dia 18 criou-se espaço para a recriação de jogos tradicionais: numa moldura humana inter-geracional, que contou com a participação dos alunos do curso vocacional que funciona no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e dos alunos da Universidade Sénior, vivenciaram-se momentos únicos de partilha em torno das brincadeiras que outrora ocupavam os tempos de lazer de miúdos e graúdos.