PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Feira de Produtos da Terra reuniu mais de 40 produtores locais

30 de Abril de 2015

O Município de Alvaiázere organizou, no passado dia 29 de março, a 7ª edição da Feira de Produtos da Terra, que decorreu numa tenda instalada no Parque Multiusos.

O certame foi criado com "o intuito de dinamizar a economia local, ajudando a escoar os produtos e, ao mesmo tempo, dar a conhecer o que de melhor se faz em Alvaiázere", como explicou a vice-presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Célia Marques. Este ano a Feira contou com cerca de 45 produtores e artesãos, que tiveram a oportunidade de promover as suas iguarias junto de todos os que por lá passaram. O balanço é positivo, uma vez que, segundo Célia Marques, " o número de produtores e de visitantes tem vindo a aumentar, registando-se também um crescente aumento da diversidade de produtos".

Visivelmente satisfeitos estavam também os produtores: Lucília Rosa Gonçalves, recentemente premiada com uma medalha de prata pelo seu Licor de Chícharo d'Alvaiázere, foi convidada pelo Município a participar há cerca de três anos e confessa: "o evento é muito importante para os comerciantes locais, por isso é com todo o prazer que continuarei a participar, até porque não me posso queixar das vendas". Artesã na área da cestaria há 25 anos, Isabel Botas, do lugar da Aveleira (freguesia de Pussos S. Pedro) participa no evento desde a primeira edição, e vê nele uma boa oportunidade de divulgação: "tudo o que nos faça sair da oficina é muito bom".

A Feira dos Produtos da Terra começou por se realizar nas instalações do Mercado Municipal; no entanto, os comerciantes sempre demonstraram interesse e vontade em ter um outro espaço e foi por isso que, há duas edições, o certame passou a ter lugar na tenda ao ar livre. A vice-presidente da Câmara explicou que isto aconteceu porque o Município está sempre "atento às dinâmicas locais, procurando ir ao encontro das expectativas e das necessidades da população e, neste caso específico, dos produtores". Acerca da mudança de espaço, Isabel Botas afirmou que o facto de ser na tenda "permitiu melhorar a disposição dos produtos, tornando os stands mais atrativos, com um ar mais rústico e regional".

A Feira decorreu durante todo o dia, entre as 10h00 e as 18h00 e no período da tarde foi animada pelas melodias e pelos ritmos envolventes do Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Maçãs de D. Maria.

Com esta iniciativa, o Município reforçou o seu papel enquanto dinamizador da economia local, Cláudia Martins contribuindo para a divulgação dos produtos endógenos da região, que são, sem dúvida, uma das suas mais-valias.

Cláudia Martins