PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Investimentos da APIN no concelho de Alvaiázere

31 de Dezembro de 2022

No dia 14 de dezembro, a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, E.I.M., S.A. (APIN), anunciou em Alvaiázere um plano de investimentos para aquele mesmo território.

João Miguel Henriques, presidente da APIN, destacou um investimento específico na área da Eficiência Hídrica, de aproximadamente 415 Mil euros, no concelho de Alvaiázere, que “à semelhança dos restantes concelhos que integram esta empresa intermunicipal, vai beneficiar da implementação do Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água”.

Salientou que “a aposta na área da eficiência hídrica é uma necessidade urgente a nível global” justificando, “até chegar ao consumidor final, existe uma grande quantidade de água que se perde, estima-se superior a 50% na região”, concluindo, “enquanto entidade gestora do serviço de abastecimento de água cabe-nos priorizar o combate a este problema que nos afetada a todos”.

Segundo apurámos, este projeto permite à APIN “a aquisição de equipamentos de controlo, medição e telegestão para a antecipação de fugas de água, a instalação de medidores de nível nos reservatórios e medidores de pressão nas zonas de monitorização e controlo (ZMC) instaladas nas redes de distribuição, a substituição de condutas com perdas elevadas, o uso de software de telemetria (para a monitorização de perdas e fugas) e o software de otimização de programas de receção de perdas e fugas”, e em Alvaiázere estão contemplados 3.730 metros de substituição de condutas.

Por outro lado, mais informou que para além do Plano de implementação do Plano Estratégico de Controlo de Perdas, “a APIN já tem em curso, no concelho de Alvaiázere, empreitadas de Extensão dos Sistemas de Águas Residuais que representam um investimento de mais de 1,6 milhões de euros”. São três as empreitadas: Alvaiázere – lote 1, Barroso – lote 2 e Vale de Tábuas – lote 3.

“Acreditamos que já todos perceberam a importância destes Sistemas de agregações de municípios, como é o caso da APIN, estes permitem a concretização de investimentos prioritários, vitais e de grande escala, que contribuem para melhoria das condições de vida das populações e para a preservação dos recursos naturais na região”, afirmou João Miguel Henriques, garantindo “uma gestão profissional, tecnicamente habilitada e focada exclusivamente a este sector, potenciando a qualidade do serviço, o caminho para a eficiência, ganhos de escala e consequentemente a maior sustentabilidade financeira e ambiental”.

Recorde-se que a APIN foi constituída em 29-072019 exclusivamente por capitais públicos de 11 municípios (Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares)