Entre os dias 10 e 13 de dezembro D. Virgílio Antunes, Bispo da Diocese de Coimbra, esteve em visita pastoral às paróquias do concelho de Alvaiázere de S. Pedro, Pelmá e Pussos.
A Igreja de S. Pedro foi o ponto de partida para esta visita pastoral, cerca das 15h00, tendo o Bispo sido recebido com bastante entusiasmo e satisfação pelo padre Jacinto Gonçalves, representantes da Câmara Municipal de Alvaiázere e da Junta de Freguesia, da Associação de Apoio Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de S. Pedro, do tecido económico, da catequese e pelos demais populares. Depois de algumas palavras dirigidas a todos os presentes, D. Virgílio foi acolhido na Igreja, que é a casa de todos e na qual decorreu um momento de oração, seguido de uma animada e descontraída conversa na qual teve a oportunidade de ficar a conhecer alguma da história relacionada origens desta paróquia.
A visita pastoral prosseguiu com a visita a algumas pessoas doentes nas suas próprias casas e também com paragens no Lar dos Afetos (lugar de Relvas), na capela de Relvas e na capela do Ramalhal, onde foi recebido com muita alegria pelos moradores, com quem partilhou momentos de oração e algumas palavras de afeto.
Ao final da tarde, D. Virgílio Antunes reuniu com o presidente da Associação de Apoio Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de S. Pedro e os membros da sua equipa, para ficar a conhecer as atividades levadas a cabo pela Instituição e os seus projetos futuros, fazendo ainda uma visita guiada às instalações.
Dando por terminada as visitas agendadas para a tarde deste primeiro dia, D. Virgílio Antunes foi novamente acolhido pelos paroquianos na Igreja de S. Pedro, onde se realizou um momento de oração, seguindo-se uma conversa mais descontraída, durante a qual foi o Bispo foi abordado pelos paroquianos e crianças da catequese, que lhe colocaram algumas questões, tendo respondido sempre de forma bastante esclarecedora.
Depois deste momento, a sede da Associação de S. Pedro foi o local escolhido para um jantar de confraternização com toda a comunidade paroquial, jantar esse que foi confecionado com muito carinho pelos membros da Associação. Foi um momento muito descontraído e com muita alegria, que culminou com a oferta ao Bispo de dois cabazes com produtos da terra.
No dia 11 de dezembro, foi a vez da freguesia de Pelmá receber D. Virgílio Antunes, uma recepção que aconteceu pelas 14h00 no adro da Igreja, com uma estrondosa salva de foguetes a simbolizar a alegria do povo pela chegada do seu pastor. De seguida, o Bispo deu entrada na Igreja Paroquial de Pelmá, onde foi feita uma oração para todos os que estavam presentes. Terminada a oração, D. Virgílio Antunes encaminhou-se para a sede da Junta de Freguesia de Pelmá para uma breve reunião.
Do programa da visita constava uma passagem pelas capelas da freguesia, de modo a proporcionar um encontro com todos os residentes e foi assim que aconteceu. A primeira a ser visitada foi a capela da Venda do Preto e de seguida, em intervalos de cerca de 30 minutos, foram visitadas as capelas dos lugares de Besteiro, Bofinho, Banhosa, Avanteira, Casais do Vento, Lumiar e, por fim, já pelas 18h00,a capela de S. Bento no lugar dos Marques. Em todas elas houve um momento de oração, seguido de diálogo com as pessoas do respetivo lugar. Foram momentos felizes e raros em que cada um pôde saudar e conhecer de perto o seu Bispo e dele escutar palavras de saudação, de carinho e de satisfação pelo feliz encontro.
Pelas 19h00, o Bispo regressou à Igreja Paroquial de Pelmá, onde voltou a encontrar-se com grande número de paroquianos ali presentes, para com eles rezar e os ajudar a fortalecer na fé, através da escuta da Palavra de Deus.
No salão paroquial, cerca das 20h00, foi servido um agradável jantar convívio, no qual marcaram presença, para além de D. Virgílio Antunes, os párocos Jacinto Gonçalves e André Sequeira; da Câmara Municipal de Alvaiázere a presidente, a vice-presidente e um vereador; o presidente da Junta de Freguesia de Pelmá e outros convidados, assim como muitos habitantes da freguesia, familiares e amigos, perfazendo cerca de uma centena de pessoas, que quase esgotaram a lotação da sala. A refeição decorreu num ambiente muito agradável e familiar, prolongando-se até às 23h00. No final, algumas pessoas presentearam o ilustre convidado com singelas ofertas, nomeadamente produtos da região e objetos feitos por artesãos da freguesia e do Concelho, que o Bispo simpaticamente agradeceu.
O terceiro dia desta visita pastoral foi dedicado à paróquia de Pussos, tendo começado com a receção na Igreja Paroquial, seguindo depois o Bispo para uma série de visitas: Junta de Freguesia, Rancho Folclórico, Centro Cultural e Social da Freguesia de Pussos, em Cabaços (onde almoçou com os utentes), capela do Carvalhal de Pussos, capela da Loureira e para encontros com os crismandos na Igreja e com os grupos e movimentos da paróquia. Após a eucaristia vespertina dirigida a toda a comunidade, à semelhança do almoço, o jantar foi também servido no Centro Cultural e Social da Freguesia.
Domingo, dia 13 de dezembro, foi o último dia da visita pastoral, que se iniciou pelas 9h00 com a celebração da missa na Igreja de S. Pedro, na qual o Bispo D. Virgílio Antunes aproveitou para agradecer a todas as pessoas pela forma como tinha sido recebido por todos e em todos os locais por onde passou.
Pelas 11h00, decorreu na Igreja Paroquial de Pelmá a cerimónia de confirmação ou crisma de 34 jovens das três paróquias visitadas. A missa foi presidida por D. Virgílio Antunes e concelebrada pelo padre Jacinto Gonçalves, pelo padre Jorge S. Santos (Vigário Episcopal para a Pastoral) e o padre José Ferreira. Foi uma longa celebração, muito participada e sentida, à qual os jovens crismandos deram um brilho novo e especial, transbordando alegria e sentido de responsabilidade.
No final da cerimónia, o Bispo entregou a cada um dos jovens o diploma comprovativo do sacramento recebido, que representa o prémio de um longo percurso catequético: dez anos para uns, mais um ano de estágio para outros, tendo-se mantido sempre firmes na fé ao longo do percurso e conseguindo levar até ao fim esta sua caminhada.
O almoço de convívio marcou o fim desta jornada de quatro dias ao longo dos quais D. Virgílio Antunes deixou muitas palavras de fé, conforto, amor e carinho, espalhando também a sua mensagem: “a fé cristã é a graça e o dom de nos sentirmos membros de uma comunidade local, e eu vim ao serviço desta realidade com a missão de envagelizar”.