PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Centro de Saúde foi inaugurado pelo Ministro Paulo Macedo

"Hoje, Alvaiázere vê concretizada uma necessidade de há muito", foi desta forma que Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, deu as boas-vindas a todos os que marcaram presença na cerimónia oficial de inauguração do novo Centro de Saúde, que teve lugar no passado dia 25 de julho, pelas 15 horas. Nas suas palavras, esta é uma infraestrutura "de extrema importância para a comunidade, uma vez que o espaço existente não tinha condições para a prestação de serviços de saúde de qualidade".

O contrato programa entre a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e o Município de Alvaiázere, que veio viabilizar a construção deste equipamento, foi assinado a 16 de maio de 2011, e na sequência do mesmo o Município viu assegurados 450 mil euros oriundos do Ministério da Saúde, necessitando apenas de conseguir financiamento do Quadro Comunitário para o restante valor em falta. Desta forma, através de uma candidatura ao Mais Centro, especificamente ao Programa Operacional Regional do Centro, foi conseguido o financiamento de 85% do total do investimento, na ordem de 1 milhão e 300 mil euros, explicou a autarca.

A nova obra vai permitir uma melhoria na prestação de cuidados de saúde primários, por isso, Célia Marques agradeceu também publicamente à ARS do Centro, pelo seu "envolvimento e disponibilidade na prossecução deste objetivo, pois sem eles hoje não estaríamos aqui".

O novo Centro de Saúde permite ainda dar respostas às necessidades físicas da população, pois dispõe de mais espaço de estacionamento e de uma paragem própria para ambulâncias, aumenta "os níveis de segurança dos utentes e dos funcionários que aqui trabalham" e disponibiliza um acesso livre a toda a população, inclusivamente a pessoas que têm mobilidade reduzida, num total de cerca de 7200 utentes.

Toda equipada com material e mobiliário clínico novo, a nova obra dispõe de seis gabinetes médicos, quatro gabinetes de enfermagem, três salas de tratamento, dois gabinetes de apoio à saúde pública e ambiental e ainda todos os espaços inerentes ao seu funcionamento, condições que vão prestar aos utentes "um funcionamento mais digno da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, da Unidade de Cuidados à Comunidade e do Serviço de Saúde Pública", explicou Célia Marques. Dirigido especificamente a Paulo Macedo, Ministro da Saúde, que marcou presença nesta cerimónia oficial, a autarca deixou o apelo para dar atenção a uma necessidade que é sentida em todos os territórios de baixa densidade populacional e com características semelhantes às de Alvaiázere, a falta de médicos e pessoal administrativo (neste momento, Alvaiázere tem apenas quatro médicos, seis enfermeiros, quatro assistentes técnicos e um assistente operacional). Por isso, afirmou que "é necessário o reforço da discriminação positiva destes territórios para que os profissionais de saúde se sintam atraídos e queiram exercer a sua profissão aqui".

Um dos propósitos da nova construção foi também a concentração num só espaço da prestação de cuidados de saúde a nível local, mas tendo em conta que nem toda a população tem facilidade em deslocar-se à sede do Concelho, neste mesmo dia foi entregue ao Centro de Saúde uma Unidade de Saúde Móvel, viatura através da qual se irá fomentar um serviço de transporte de proximidade, que foi benzida pelo reverendo Padre Celestino Ferreira Brás, assim como as novas instalações.

Por todos estes motivos, Célia Marques finalizou a sua intervenção reiterando que "Alvaiázere está hoje melhor servida no que diz respeito à prestação de cuidados de saúde com a qualidade que a população merece".

Paulo Macedo, Ministro da Saúde do atual Governo, sublinhou a importância desta cerimónia que assinalou "o empenho do Ministério, da ARS do Centro, do Município de Alvaiázere e dos parceiros locais do Serviço Nacional de Saúde". O Centro de Saúde de Alvaiázere tem novas e funcionais instalações, "objetivo que é tanto mais pertinente quanto mais a localidade se situa no interior e a sua população está envelhecida", afirmou. Além disso, os cuidados de saúde primários são cuidados de proximidade, de âmbito familiar, pelo que "é necessário articular parcerias intra e inter setoriais", de forma a otimizar os recursos humanos que são sempre escassos".

Fazendo um balanço dos últimos quatro anos à frente do Ministério, Paulo Macedo falou especificamente em números: abertura de 39 novas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, 113 Unidades de Cuidados na Comunidade (42 na região Centro), entrada em funcionamento de 179 Unidades de Saúde Familiares (USF) e, "contrariando a ideia de estagnação que alguns pretenderam passaram", 2140 novas casas de Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), a que se juntarão algumas centenas.

Por fim, o Ministro frisou que apesar de os últimos tempos "terem sido tempos de verdadeira excecionalidade, sem qualquer comparação com o passado com vários sacrifícios e ainda com muitas situações de dificuldade, vale a pena ver o que aconteceu este ano em Alvaiázere na área da saúde, depois de inaugurarmos a UCCI, no mesmo ano estamos a inaugurar o Centro de Saúde, a Unidade de Saúde Móvel e estamos a pensar em toda a população do Concelho e das áreas adjacentes". Portanto, concluiu, "tudo o que conseguiu este ano em Alvaiázere foi fruto do trabalho de todos os responsáveis, profissionais de saúde, órgãos locais, que se enquadram no nosso objetivo que é, no fundo, servir as pessoas naquilo que elas têm de mais importante, que é a sua saúde".

Após a inauguração do Centro de Saúde, Paulo Macedo foi recebido nas instalações da UCCI pela provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere (SCMA), Adelaide Santos, onde teve a oportunidade de conhecer o espaço (quartos, salas de refeição, piscina e ginásio de fisioterapia) e ainda de interagir com alguns dos utentes internados.

Cláudia Martins