Após um interregno devido à pandemia, o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere voltou a assinalar a 27 de janeiro o seu Dia, conforme programação inicial e já tradicional desta comemoração.
Um dia recheado pelas mais diversas atividades lúdico-pedagógicas dirigidas a todos os ciclos de ensino e adaptadas à faixa etária dos alunos, num programa interdisciplinar de articulação das aprendizagens e de voluntariado em que os alunos do 3º ciclo e secundário, com o apoio dos seus professores, orientavam as atividades para os mais novos. Assim para os mais pequenos, não faltaram entretenimentos diversificados tais como: Urgência 112; Consultórios, com a verificação do peso e da altura e da saúde oral; leituras de contos na Biblioteca Escolar; Jogos tradicionais dinamizados pelo Clube de História e Jogos medievais dinamizados pelo Subdepartamento de História; e outros Jogos no âmbito da matemática, ciências e expressões, visual e física. Os Laboratórios abertos, também entusiasmaram os alunos com a possibilidade da experimentação e com uma novidade a exposição de insetos. Outra novidade foram as diversas oficinas dinamizadas pelos alunos ingleses de PLA, Português Língua de Acolhimento, assim como as pinturas faciais. Os mais crescidos, ainda que muitos estivessem a dinamizar atividades conjuntamente com os professores, como já referido, também se divertiram e aprenderam com as atividades desportivas, o Karaoke e o concurso “Quem quer ser sábio”, que já ganhou tradição no Agrupamento, provocando grande entusiasmo nos alunos participantes deste.
A partir das 15:45h, foi aberto o tradicional megalanche partilhado, com a participação do pessoal docente e não docente que os alunos corresponderam com grande avidez, em ambiente festivo, com o painel decorativo realizado pelos alunos do Clube de História, animado pela música proporcionada pela Associação de Estudantes, assim como os insufláveis.
A comemoração terminou com a Cerimónia do Diploma, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere tendo sido entregues os diplomas e certificados de mérito e de louvor aos alunos que se distinguiram e terminaram o seu percurso neste Agrupamento.
A todos os alunos de mérito foi entregue também pela CMA um prémio monetário no valor de cem euros.
O Presidente da CMA, João Guerreiro, congratulou-se pelo facto de a Casa Cultural ultrapassar a sua capacidade, o que reflete que cada vez mais existem mais alunos com mérito e competência, considerando que Alvaiázere tem uma boa educação, pelo que, “teremos bons cidadãos”. Referiu que a CMA está a fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudar e colaborar com a comunidade educativa. Desejou que, “os principais atores da nossa comunidade consigam evoluir e ter mais mérito. E a todos os que aqui não estão deixo um grande abraço e incentivo para que para o ano também aqui estejam”.
A Diretora do Agrupamento, Graça Grácio, abriu a cerimónia com as boas vindas a toda a comunidade educativa, e de forma lacónica referiu-se ao vazio deixado pelos alunos que partiram recentemente, Soraia e José Manuel. E terminou saudando todos os presentes e desejando que sejam cada vez mais os alunos a serem premiados Deixou uma palavra de agradecimento a todos os docentes e não docentes e em especial ao Município de Alvaiázere e Associação de Pais, pelo apoio e colaboração com o Agrupamento na dinamização de atividades e projetos em prol do sucesso e mérito dos alunos.
Foram chamados ao palco os alunos que se destacaram não só na vertente académica, mas noutras, como na artística, na matemática, na biologia, na história, na cultural, na desportiva e na do teatro e da cidadania. Uma festa que encheu a Casa da Cultura de Alvaiázere, animada pelos dotes musicais dos alunos que colaboraram e do Clube de Música, que iniciaram com o Hino do Agrupamento e encerraram com uma reinterpretação do tema “Filhos da Nação”.
Antecedeu este momento musical de encerramento do “Dia do Agrupamento” a entrega do diploma do melhor aluno do ensino secundário, José Manuel Barros Simões Marques, pelo Presidente da CMA, a sua mãe Anabela Barros Simões, e também um ramo de flores entregue pela Diretora do Agrupamento. Um momento muito emocionante que a todos tocou e em especial a esta mãe que recentemente perdeu este filho, que concluiu o ensino secundário com vinte valores, classificação nunca antes obtida por um aluno do Agrupamento. E todos os presentes mostraram a sua solidariedade neste momento de infinita dor, com uma grande ovação de palmas e todos de pé.