A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere (AHBVA) angariou mais de 50 mil euros no Cortejo de Oferendas que se realizou no passado dia 12 de outubro. Apesar da crise que o país atravessa, a população de Alvaiázere não virou as costas aos bombeiros locais e voltou a mostrar a sua solidariedade para com a corporação do concelho.
De quatro em quatro anos a população do concelho de Alvaiázere é chamada a colaborar com os bombeiros locais, no sentido de angariar fundos para a aquisição de viaturas e de equipamentos de proteção individual. Este ano não foi exceção. Os Bombeiros Voluntários de Alvaiázere voltaram a apelar à solidariedade da população do concelho com o objetivo de angariar fundos para a aquisição de duas novas viaturas de socorro, nomeadamente uma ambulância e uma viatura de transporte de doentes.
Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Alvaiázere, das cinco Juntas de Freguesia do concelho e da população em geral. O cortejo teve como objetivo envolver a comunidade através da oferta de donativos para os bombeiros, assim como de géneros para serem leiloados e conseguir desta forma, angariar fundos para a aquisição de duas viaturas para a corporação.
O Cortejo de Oferendas consistia no desfile de um conjunto de carros alegóricos, da Fanfarra da AHBVA e das viaturas da corporação, que percorriam as principais ruas de Alvaiázere, desde o Parque Multiusos até ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere. Contudo, o mau tempo que se fez sentir naquele dia impediu o Cortejo de Oferendas de sair às ruas da vila, mas não impediu a realização do Cortejo de Oferendas. Apesar dos carros alegóricos não terem desfilado pelas ruas da vila, as comemorações decorreram igualmente, com a atuação da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, do Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos e do Rancho da Casa do Povo de Maçãs de D. Maria, assim como com o leilão das oferendas aos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere.
Inserido no programa do Cortejo de Oferendas, realizou-se ainda uma sessão de "Mass Trainning em Suporte Básico de Vida", que teve como objetivo ensinar a população em geral a atuar numa situação de paragem cardiorrespiratória. Esta sessão contou com a participação de cerca de duas dezenas de pessoas, que tiveram a oportunidade de adquirir competências para uma correta atuação perante uma vítima de paragem cárdiorrespiratória, sabendo qual a informação adequada a ser transmitida ao ligar para o 112 e iniciar as manobras de Suporte Básico de Vida até chegar a ajuda diferenciada.
O Cortejo de Oferendas revelou uma vez mais o espirito solidário de toda a população alvaiazerense, que nunca deixou de ajudar os bombeiros. A prova disso é que o Cortejo de Oferendas deste ano conseguiu angariar mais fundos do que há quatro anos, última vez em que foi realizado. Agora a prioridade da corporação é a aquisição de duas novas viaturas de socorro, nomeadamente uma ambulância e uma viatura de transporte de doentes.
Cortejo de Oferendas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere
Apesar da conjuntura económica adversa em que se encontra o nosso país e a que a comunidade Alvaiazerense não é infelizmente alheia, os cidadãos e as empresas do nosso Concelho responderam de modo extraordinário ao desafio que lhes foi lançado, no âmbito da recolha de fundos para aquisição de equipamentos para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere.
Embora ainda estejamos a falar de números provisórios, pois há ainda alguns contributos que se esperam vir a receber, alcançámos, já nesta data, o valor de 50.529,97€ (cinquenta mil quinhentos e vinte e nove euros e noventa e sete cêntimos) provenientes exclusivamente da campanha de recolha porta a porta que foi levada a efeito neste verão.
Este valor torna-se tanto mais surpreendente porquanto excedeu, em muito, os valores de há 4 anos (cerca de 42 mil euros) e de há 8 anos (aproximadamente 48 mil euros).
Acrescem ainda 25.000,00€ atribuídos e já entregues pela Câmara Municipal. A este propósito não são alheios uma série de fatores: em primeiro lugar, a notoriedade que os nossos bombeiros gozam junto da nossa população; em segundo lugar, a consciência de que os fundos recolhidos não se destinam aos bombeiros, mas à aquisição de viaturas de apoio e socorro à população (ambulâncias e veículos de transporte de doentes); em terceiro, a brilhante e prestimosa colaboração de cerca de uma centena e meia de cidadãos que, formando equipas organizadas, lugar a lugar, foram bater a todas as portas com o objetivo de angariar o máximo de fundos; por fim, ao apoio que os nossos bombeiros do corpo ativo e a muitos outros do quadro de honra deram no dia previsto para o cortejo. Infelizmente, fruto da meteorologia adversa, este ano, não foi possível realizar o tradicional cortejo, pelas ruas da vila. Mas mesmo assim, a festa não deixou de se fazer!
Aproveitamos para iniciar os nossos agradecimentos também a todos aqueles que animaram, gratuitamente, a festa neste dia nomeadamente: A Marília (do Grupo de Baile) e os Ranchos Folclóricos da Freguesia de Pussos e da Associação Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria.
A todos os envolvidos e a todos os intervenientes, com o seu esforço e com o seu trabalho e a todos quantos deram o seu contributo, em dinheiro e em géneros, o nosso muito obrigado!
A todos esses, mas também àqueles que não puderam ou não quiseram contribuir, os Bombeiros Voluntários de Alvaiázere deixam uma certeza muito clara: Sempre que for necessário, perante a adversidade e a urgência ou em emergência, lá estaremos para prestar socorro, lá estaremos para servir o próximo! Bem haja a todos!
Valores apurados até 27/10/2014:
A Direção