PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Dia do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere pleno de aprendizagens e entretenimento

O Agrupamento comemorou, no dia um de abril, o seu dia e assim se abriram as portas da escola à comunidade educativa, no sentido de permitir a participação dos alunos, num alargado mapa de atividades que contemplou todos os ciclos de ensino.

Foram diversas as atividades lúdico-pedagógicas, destacando-se os laboratórios abertos, a oficina de teatro, karaoke, os torneios desportivos, as histórias na BE, os ateliês artísticos, os jogos tradicionais e jogos medievais, as atividades da ACRA, o Hospital Dói-Dói, o Consultório de Saúde oral, e a terceira edição do concurso “Quem quer ser sábio”.

Durante a tarde, houve ainda lugar a um concerto musical com a cantora tomarense CACO que se apresentou com um estilo musical do agrado dos jovens e assim animou a tarde.

A nível desportivo, realizou-se um torneio de badminton e de ténis de mesa.

Ao final da tarde foi feita a inauguração da Sala “Alzira Silva” e ainda a apresentação da “Árvore do Agrupamento”, um projeto a três dimensões elaborado pelos alunos do Clube dos Amigos da Mediação.

A comemoração encerrou-se com a Cerimónia do Diploma um momento marcadamente solene, mas também animado pelo clube de música e outros alunos do Agrupamento. Nesta cerimónia foi feita a entrega dos diplomas e certificados de mérito e louvor, bem como a distinção dos nossos alunos nas mais diversas áreas e a entrega das pastas com o processo escolar, aos alunos que terminaram o seu percurso no AEA. Foi também o momento de entrega de prémios aos alunos de mérito por parte do Município de Alvaiázere e prémios aos alunos do Quadro de louvor pela Associação de Pais.

Foi um dia pleno de aprendizagem e entretenimento e foi também com enorme satisfação que concretizamos o Dia do Agrupamento em circunstâncias semelhantes aos dos anos pré pandemia, podendo dar-se voz e presença à dinâmica e identidade deste Agrupamento, como referido pela Diretora do Agrupamento no discurso de abertura da Cerimónia do Diploma.

A direção do Agrupamento endereça um agradecimento aos alunos, pessoal docente, pessoal não docente, estruturas, Município de Alvaiázere, Associação de Pais e parceiros da comunidade, por terem contribuído e dado do seu tempo, para que se materializasse um dia diferente de aprendizagens múltiplas e significativas em contextos diversificados.

Os Jogos tradicionais e medievais

Os jogos tradicionais e medievais, dinamizados pelo Clube de História e Departamento de História, corrida de barrotes, de sacos e lançamento da ferradura, tal como muitas outras atividades do programa, foram jogados com particular satisfação por alunos desde o 1º ciclo ao 3º ciclo. As reações diferentes: “eu não caí”, “eu fiquei em primeiro, segundo….”; “eu fiquei em penúltimo” dos mais novos e o espírito mais competitivo dos mais velhos, são motivação forte para alargar o leque de jogos em futuras iniciativas. Segundo os organizadores, “o retorno destes momentos representa, de alguma forma, recuperar a liberdade, a partilha sem medo, o prazer do momento, dando a crianças e adolescentes uma excelente oportunidade de viver da maneira adequada esta etapa das suas vidas”.

Aprender com os laboratórios em ação

Como forma de participar ativamente na comemoração do Dia do Agrupamento, a turma de Biologia do 12º ano em colaboração com as turmas dos 10º e 11º de Biologia e Geologia organizou o laboratório com o intuito de mostrar aos alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário, o vasto e fascinante mundo das Ciências Naturais.

Esta excitante “viagem” contou com exposição de rochas, minerais e fósseis, simulação de erupções vulcânicas, chuvas ácidas e com atividades relacionadas com a preservação ambiental. Graças também a alguns recursos da escola, como é o caso dos microscópios e das lupas, foram ainda preparadas para observação amostras de algodão, de sangue humano, de células epitélio bucal e de estomas. Não esquecendo a observação de insetos, endosqueletos e exoesqueletos, órgãos reprodutores das flores e muito mais.

Houve também uma exposição de maquetes, tendo algumas delas sido realizadas pelos alunos da escola. No entanto, a maior atração foi a maquete do corpo humano que permitiu aos alunos conhecerem melhor o interior dos seus corpos.

E conforme opinião dos alunos do 12º ano de Biologia, esta atividade constitui-se como, “uma experiência muito aprazível, tanto para os organizadores como para os visitantes, já que contribuiu para o convívio e partilha entre turmas e, não menos importante, para a consolidação de conhecimentos de todos os participantes”.

Em memória da professora Alzira Silva

No dia do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, entre as diferentes atividades, teve lugar a inauguração da sala Alzira Silva que consubstancia o tributo desta Escola à colega, professora e amiga que, durante dezenas de anos, aqui dedicou o seu trabalho.

O Conselho Pedagógico, em reunião do dia 24 de fevereiro de 2021, face à proposta feita pela colega Manuela Mortinho, pronunciou-se favoravelmente em relação a esta homenagem, “pela sua dedicação e profissionalismo atribuindo o seu nome à sala 4 do bloco C, sala do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), que pela sua natureza está dedicada aos alunos.”

A pequena cerimónia, inscrita no programa do dia do AE de Alvaiázere, e, como tal, aberta à comunidade escolar, contou, em particular, com a presença do marido, o professor Manuel Francisco e com as filhas Catarina e Teresa Silva.

Estiveram também presentes o professor José Peres, diretor aposentado, colegas e assistentes operacionais, entre outras entidades.

A colega Alzira Silva foi recordada pelo seu profissionalismo, ficando em eco, das palavras que lhe foram dirigidas por algumas das suas colegas, a sua forma de ser tranquila e meiga.

E a Diretora, Graça Grácio, visivelmente comovida concluiu, “Fica o pequeno tributo e a profunda saudade”.