O Presidente da Câmara de Alvaiázere, Paulo Tito Morgado, lamentou que apesar de todos os apoios e de todos os esforços do Município para melhorar as condições de ensino no concelho, o número de alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere continue diminuir, nomeadamente no ensino secundário, que este ano conta apenas com oito alunos no 12º ano. Esta preocupação foi revelada no passado dia 13 de setembro, durante a cerimónia do Dia do Diploma, que anualmente homenageia os melhores alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.
“Apesar de todos estes contributos e todos estes esforços, chegámos ao ponto em que este ano letivo de 2013/2014 conseguimos apenas conquistar oito jovens para o 12º ano do ensino secundário”, afirmou Paulo Tito Morgado, admitindo que “entristece-me mas acima de tudo obriga-me a dizer que algo não está bem”.
“Não sei se é porque os outros concelhos têm escolas melhores, se porque é moda, se porque aos 16 ou 17 anos queremos sair e libertarmo-nos um pouco do espectro familiar, se é por influências ou se é porque nós não fomos e não somos capazes de criar as condições e as dinâmicas próprias necessárias para que estes jovens cá fiquem”, disse o autarca.
“O Município de Alvaiázere tem estado ao lado das nossas crianças e jovens, das suas famílias e daqueles que na escola querem promover melhores condições de aprendizagem às crianças e jovens”, reforçou o edil alvaiazerense. Nesse contexto, a Câmara de Alvaiázere tem assegurado o transporte gratuito a todas as crianças do 1º ciclo, comparticipado entre 75% e 100% o transporte dos alunos do secundário, atribuído subsídios para a aquisição de material escolar a todos alunos do 2º e 3º ciclos, assume a despesa do transporte dos alunos para os espaços desportivos, emprestou sempre de forma gratuita todos os meios e equipamentos que tem ao seu dispor e tem apoiado no sentido de subvencionar o reforço alimentar àquelas crianças e jovens que em casa não têm capacidade de se nutrir devidamente.
Contudo, apesar de todos estes apoios e do concelho ter sido considerado o segundo melhor Município para se estudar, os alunos continuam a optar por escolas fora de Alvaiázere. “Temos neste momento cerca de meia centena de jovens a estudar fora do concelho, com todos os esforços que isto implica para as famílias, e nós só conseguimos angariar oito jovens para o 12º ano”, lamentou Paulo Tito Morgado.
Perante este cenário, o autarca desafiou todos a fazerem “um exame de consciência” para tentarem perceber o que falhou e continua a faltar no concelho para os alunos continuarem escolher escolas fora de Alvaiázere. “Acho que nos assiste a obrigação de olhar para este problema grave, eu chamaria flagelo que assiste o meio escolar em Alvaiázere”, afirmou edil, adiantando que “o Município tem chamado à atenção, mas se calhar não o suficiente, e tem nos meios e nas instâncias próprias procurado tocar nesta imensa ferida”.
“A melhor aluna do ensino secundário do ano 2012/ 2013 é Maria Inês Ferreira de Oliveira, que terminou o ano letivo com uma média final de “apenas” 18,6 valores”. O anúncio foi feito pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, José Peres, na cerimónia do Dia do Diploma, que se realizou ao final da tarde do passado dia 13 de setembro. No mesmo dia, o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere entregou o Diploma de Mérito a 43 alunos.
“Este é o Dia do Diploma, o dia em que mostramos à comunidade e homenageamos aqueles que conseguiram melhores resultados”, referiu José Peres no início da cerimónia do Dia do Diploma, que este ano distinguiu 43 alunos, desde o 1º ciclo ao ensino secundário, do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.
“O quadro de mérito reconhece, ano após ano, individualmente, os alunos que alcancem resultados escolares excecionais”, explicou o diretor do Agrupamento, adiantando que no 1º ciclo os alunos reconhecidos tiveram nota de satisfaz bem em pelo menos três disciplinas, no 2º e 3º ciclos os alunos homenageados obtiveram uma média igual ou superior a 4,5 valores e no ensino secundário s alunos distinguidos conseguiram uma média igual ou superior a 16,5 valores na avaliação interna.
Durante a sua intervenção, José Peres salientou que “numa sociedade competitiva como a nossa, é preciso empenharmos cada vez mais”, pelo que “o trabalho é a única resposta que podemos dar para vencer nos tempos que correm”.
Paulo Tito Morgado também partilha da mesma opinião. “É bom para vós porque estão a preparar um futuro melhor e é bom para todos nós porque, seguramente que o vosso sucesso no futuro, será o sucesso de toda a comunidade”, afirmou o autarca, acrescentando que esta cerimónia é a prova de que “em Alvaiázere, estamos a preparar bem um valente punhado de crianças e jovens para levar este território, este país e esta sociedade para um futuro melhor”.
José Peres aproveitou ainda a cerimónia do Dia do Diploma para apresentar a recente eleita direção do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere. Assim, nos próximos quatro anos a direção do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere será constituída por José Peres (diretor), Fernanda Silveiro (subdiretora), Henrique Lopes (adjunto de direção), Graça Grácio (adjunta de direção), Fátima Gonçalves (adjunta da direção) e Alice Miguel (assessora da direção).