PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Abertura do ano letivo 2020-2021 em segurança

30 de Setembro de 2020

As reuniões iniciais de preparação marcaram mais uma vez o início do ano letivo no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere. Um ano letivo que se reveste de muitas particularidades ao nível da organização e funcionamento das escolas, dado o contexto pandémico que se vive na atualidade.

No dia 1 de setembro, realizou-se a reunião geral de professores, na Casa Municipal da Cultura, excecionalmente neste espaço, de forma a garantir todas as condições de segurança inerentes a uma reunião presencial. A Diretora do AEA que presidiu à reunião deu as boas vindas e integrou todos os que, no presente ano, fazem parte do corpo docente do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.

As diferentes estruturas reuniram nos dias subsequentes para a preparação do ano letivo que chegou com alterações e reajustes a nível de organização, tais como: planificação da recuperação e consolidação de aprendizagens, em virtude dos constrangimentos inerentes à modalidade de ensino remoto de emergência aplicado no terceiro período do ano letivo transato; organização e funcionamento do Agrupamento – regresso à escola em segurança e Projeto MAIA (Monitorização, acompanhamento e investigação em avaliação) a implementar faseadamente.

As reuniões de receção aos alunos, pais e encarregados de educação, realizadas à distância à exceção dos 1.º ano e 5.º anos do Ensino básico, tiveram lugar nos dias 15 e 16, conforme os ciclos de ensino.

Este ano em função da modalidade de reunião e contrariamente ao habitual, os alunos/crianças, pais e encarregados de educação foram acolhidos pelos diretores de turma e professores titulares de turma/grupo, tendo a Diretora do Agrupamento enviado uma mensagem de boas-vindas a todos, bem como algumas considerações sobre a (nova) dinâmica do Agrupamento.

Os alunos, do 5º ano, no seu primeiro dia de atividades, fizeram uma visita à escola-sede, Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, acompanhados e apadrinhados pelos alunos do Clube dos Amigos da Mediação que deram a conhecer alguns serviços e o seu funcionamento.

Uma paragem mais demorada aconteceu na Biblioteca Escolar onde estes alunos foram alertados para as regras de segurança a cumprir em todo o espaço escolar, como, limites de ocupação do espaço, distanciamento entre os utilizadores, uso de máscara e a desinfeção das mãos à entrada e à saída dos diversos espaços.

A professora bibliotecária, Isabel Mota, deu a conhecer aos novos leitores os procedimentos para o empréstimo domiciliário, apoio ao estudo, uso dos equipamentos tecnológicos e da biblioteca online onde poderão encontrar diversos conteúdos digitais para usar na escola e em casa. Informou ainda que a biblioteca escolar continuará a desenvolver de forma articulada e contínua atividades e projetos de promoção das competências e hábitos de leitura e escrita, apoiando o ensino e as aprendizagens dos alunos e promovendo as boas práticas de inclusão e cidadania. E terminou desejando um bom ano com bons sucessos e boas leituras.

A psicóloga, Liliana Ferreira, aproveitou também para dar igualmente as boas vindas aos alunos e esclarecer o acompanhamento prestado pelos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento.

No final a Direção desejou a todos votos de um bom ano letivo.