PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Final Municipal de Empreendedorismo

Projeto Bio Flow - Sistemas Aquapónicos foi o grande vencedor

30 de Abril de 2014

O projeto Bio Flow - Sistemas Aquapónicos, da autoria de três alunos do Polo de Cabaços do CEARTE, foi o grande vencedor da Final Municipal de Empreendedorismo, que se realizou ao início da noite do passado dia 31 de março, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere. A concurso estiveram dez projetos inovadores apresentados pelos alunos que frequentam o ensino secundário e profissional do concelho.

"Este ano, no projeto de empreendedorismo em Alvaiázere estiveram envolvidas cinco turmas, representadas por um total de 67 alunos, os quais foram acompanhados por cinco professores. Numa primeira fase, participaram 36 alunos que apresentaram 14 ideias, das quais 10 passaram à final, que estão hoje aqui representadas por 26 alunos", explicou Alexandre Almeida, da empresa GesEntrepreneur.

Ao longo da noite, os dez grupos finalistas subiram ao palco para apresentarem as suas ideias empreendedoras. No final, o júri, composto pela vereadora da Educação da Câmara de Alvaiázere, Sílvia Lopes, pela representante da ADECA, Carla Pinheiro, e pela empreendedora local, Sílvia Pinheiro, avaliaram os dez projetos e selecionaram os três melhores. Na avaliação dos projetos, o júri teve em conta cinco critérios, nomeadamente o grau de inovação da ideia, o grau de exequibilidade do projeto, o impacto que o mesmo tem na região de Leiria, a estruturação da ideia e o estado de desenvolvimento da ideia.

O grande vencedor da noite foi o projeto Bio Flow - Sistemas Aquapónicos, que foi desenvolvido pelos alunos do CEARTE Luís Freitas, Gonçalo Antunes e Hélder Couto. "Aquaponia é um método contido de plantas sem recurso a um solo fértil, que combina aquacultura e hidroponia e consiste num sistema dinâmico, onde estes dois componentes trabalham em simbiótico", explicaram os autores do projeto vencedor. Estes empreendedores aconselharam os sistemas aquapónicos, porque utiliza um décimo da água da agricultura convencional, cresce duas vezes mais rápido, dispensa ruçar, cavar e tirar as espontâneas (ervas daninhas), não precisa de regar nem fertilizar, não suja e permite ter sempre alimentos frescos. O Bio Flow "terá um impacto positivo na agricultura da região e o setor industrial será beneficiado, já que vamos recorrer à indústria de produção de moldes de plásticos da região de Leiria", garantiram estes empreendedores.

Em segundo lugar ficou a ideia The Salti Tartelete, desenvolvido por Sara Rodrigues, Mariana Carvalho e Nicole Oliveira, alunas do Polo de Alvaiázere da ETP Sicó. The Salti Tartelete consiste na criação de uma tartelete com base salgada e doce de chícharo. De acordo com as autoras deste projeto, este "é um produto inovador" com "um mercado ainda por explorar", pois será o único snack que tem como ingrediente principal o chícharo, um produto endógeno alvaiazerense.

A ideia Doces da Aldeia ficou em terceiro lugar. Este projeto foi desenvolvido por Catarina Couceiro e Vanda Martins, alunas do Polo de Alvaiázere da ETP Sicó. Doces da Aldeia "consiste na criação de uma gama de compotas com aditivos crocantes, como nozes e chocolates". Para estas empreendedoras, os Doces da Aldeia são "diferenciadores e sugestivos", podem ser adquiridos por todas as pessoas e vêm ajudar a divulgar ainda mais o chícharo.

No final, cada elemento dos grupos que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar receberam um cheque prenda da FNAC no valor de 75 euros, 50 euros e 25 euros respetivamente. Além do cheque prenda da FNAC no valor de 75 euros, o grupo vencedor irá ainda representar o concelho de Alvaiázere na Final Intermunicipal da Região de Leiria, que se realiza no dia 5 de junho, pelas 15 horas, no MIMO (Museu da Imagem e Movimento de Leiria).

A vereadora da Educação, Sílvia Lopes, recordou que o município de Alvaiázere já promove este projeto desde o ano letivo 2007/ 2008, adiantando que "é com grande satisfação que constatamos a participação dos três estabelecimentos de ensino do concelho: o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, o Polo de Cabaços do CEARTE e o Polo de Alvaiázere da ETP Sicó".

"Numa época em que o mercado de trabalho se revela extremamente exigente e competitivo, urge que os nossos jovens sejam estimulados para assumirem uma postura criativa que lhes possibilite esquadrinhar caminhos marcados pela inovação e pelo espirito empreendedor", considerou Sílvia Lopes. Desta forma, "o município de Alvaiázere tem vindo a investir de forma séria na promoção do espirito empreendedor entre os jovens do concelho, acreditando desta forma estar a potenciar o futuro do território".

Carina Gonçalves