PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

FAFIPA 2022 regressa nos moldes tradicionais

Onde não faltaram as Marchas de Santo António

De 9 a 13 de junho decorreu em Alvaiázere a FAFIPA (Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato), contabilizando-se a sua 40ª edição.

Uma edição especial quer pelo “regresso” individualizado após contexto de interregno e/ou reestruturações/agregações a outros eventos implementadas na última década quer pelo contexto de recuperação/ debelação do estado da pandemia do Covid-19 dos últimos dois anos e que permitiu uma mobilização “fácil” para o convívio social e comunitário festivo.

A inauguração oficial começou com sessão solene que teve lugar na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, no dia 9 de junho, pelas 18:00 horas, e que contou com a presença do presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, na mesa de honra, ladeado pelo presidente da Assembleia Municipal de Alvaiázere, Carlos Graça e pelo vice-presidente da Câmara, Flávio Craveiro, estando ainda presente por via online de vídeo conferência, o Presidente da Câmara, João Guerreiro, em situação de isolamento/confinamento Covid, e ainda uma plateia de outras entidades oficiais convidadas e autárcas locais.

Iniciou os discursos o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Graça, que começou por saudar os presentes e, fazendo uma retrospectiva histórica de realizações e lacunas no território alvaiazerense, alertou para os desafios que o município tem pela frente, a necessidade de definição de uma estratégia para valorização do tecido empresarial, do território, a criação de melhores condições de vida para as pessoas e a criação de emprego/fixação da população.

Por sua vez, intervindo online por video conferencia, o presidente da CMA, João Guerreiro, saudando os presentes, manifestou-se feliz pelo regresso da FAFIPA, considerando-a uma marca do concelho. Referenciou-a com um programa que assenta na diversidade, atrativo e com um formato renovado. Afirmando a expectativa de grande adesão, realçou a aposta na valorização das empresas e do território, para a atractividade, dinâmica e sustentabilidade.

Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, saudou o executivo desejando os maiores sucessos para o evento. Assinalou a honra que teve em estar em Alvaiázere, naquele espaço, aquando da sua primeira intervenção naquela qualidade há uns bons anos atrás. Depois, num enquadramento da realidade económica e social e potencialidades da actividade turística, defendeu convictamente uma maior aposta na valorização dos territórios do interior na vivência de novas tendências estratégias. Salientou o forte incremento dos últimos anos na procura pelos territórios do interior, pela sua qualidade de vida, pelo sossego, pela gastronomia, pela qualidade de vida, ou seja, salientou a capacidade de mobilização dos territórios do interior nesta fase adversa de pandemia, mostrando a capacidade de mitigar as assimetrias entre o litoral e o interior do País, e a sua confiança nesse caminho.

Terminadas as intervenções e discursos oficiais de inauguração, teve lugar ainda na Casa Municipal da Cultura a apresentação da segunda edição, do Guia de Apoio ao Investidor, promovido pela CMA, a que se seguiu, já em fim de tarde, a visita da comitiva ao certame, com a particularidade da atenção dada aos expositores, cerca de meia centena, e aos bares e tasquinhas das associações e/ou ipss convidadas.

As formalidades protocolares culminaram com uma degustação das ementas disponíveis para a feira e oferecidas pela associações participantes.