A festa em honra de S. Paulo e Senhor dos Aflitos, da freguesia de Maçãs de Dª Maria, concelho de Alvaiázere, é considerada e reconhecida como a maior e melhor das festas e romarias do nosso concelho, e da região.
Os arcos artesanais de flores de papel e verduras naturais, a versar vários temas, que engalanaram a rua principal da Vila, voltaram a marcar toda a diferença e justificar aquele rótulo. Os arcos são produzidos por cada um dos lugares da freguesia e são demonstrativos da dedicação, esforço e salutar bairrismo dos maçanenses.
Assim, após o período de interregno de dois anos por causa das condições restritivas do estado de pandemia sanitário do Covid-19, a festa voltou a realizar-se neste ano de 2022.
Com um passado rico em tradições e valores culturais de natureza rural, pagã e religiosa, a festa realizou-se no habitual último fim-de-semana do mês de Agosto, tendo este ano a duração de quatro dias, 25, 26, 27 e 28.
Registando uma grande afluência da população, naturais desta freguesia, residentes e não residentes, emigrantes, e muitos visitantes habituais dos concelhos vizinhos e de todo o país, cada um à sua maneira vive intensamente a festa, caracterizada por ser igualmente um ponto de reencontro de velhas amizades. Naturalmente florescem também novas amizades nomeadamente entre os mais jovens.
As condições climatéricas, com dias de grande calor e noites amenas, proporcionaram momentos para todos os gostos, registando-se uma enorme afluência aos diversos bares para o consumo de bebidas frescas, e pôr a conversa em dia.
Os festejos começaram com a montagem dos arcos tradicionais, pelas 14 horas do dia 25, quinta-feira, com direito a arraial nocturno pelo grupo musical P.A.3.
Na sexta-feira realizou-se um dos pontos altos com a primeira componente religiosa, a procissão das velas. Depois houve a abertura da Quermesse e balarico abrilhantado pela banda Replika. A animação continuou noite-madrugada dentro com a actuação da banda The Carpets.
O sábado começou logo de manhã com o 7º passeio mototurístico, juntando mais de uma centena de participantes, e à tarde tiveram lugar as habituais provas desportivas de atletismo e ciclismo, bem disputadas e com muita competitividade, em tarde também animada pelo grupo de bombos Bate Forte Vilarinho. Às 20:00 horas o tempo foi de celebração da Eucaristia em louvor de São Paulo, e à noite a energia e animação também não faltaram na actuação do artista Jorge Guerreiro e do DJ Ricky Simões.
No domingo, a Eucaristia solene celebrada pelo Padre André Sequeira e a respectiva procissão de oferendas foram naturalmente o ponto alto das festividades, registando-se uma enorme participação de crentes e devotos. Acompanhada pelas Bandas Filarmónicas de Alvaiázere e de Avelar, a procissão foi mais uma vez esplendorosa, nas suas várias vertentes, dando-lhe sempre um colorido diferente a participação das fogaceiras do Rancho Folclórico de Maçãs Dª Maria.
Com as ruas sempre animadas pelos gaiteiros, Os Melos, a tarde de domingo foi preenchida com os concertos daquelas bandas filarmónicas, no adro da igreija, à torreira do Sol, e com a actuação de dois ranchos folclóricos no palco da praça, a saber, o anfitrião, Rancho da Casa do Povo de Maçãs Dª Maria e o Rancho Folclórico de Penamaior, de Paços de Ferreira. À noite decorreu mais um animado arraial nocturno, pelo grupo K Preta, intercalado pela actuação da famosa artista “Mónica Sintra”.
Uma festa que proporcionou certamente momentos de fé e devoção por um lado, e por outro, muita alegria e confraternização, a todos e a todas as gerações, marcando sempre um ponto de encontro para o próximo ano.