PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Homem morreu após ser picado por vespas velutinas

Em Picanços – Pussos S. Pedro

A vespa velutina ou das "patas amarelas" como também é conhecida, parece ter chegado ao concelho de Alvaiázere. O exemplar da foto foi encontrado recentemente em Cabaços, algumas semanas depois destas mesmas vespas terem atacado mortalmente um homem na localidade dos Picanços, freguesia de Pussos S. Pedro.

O ataque aconteceu quando se recolhiam as ovelhas, ao final da tarde do dia 19 de setembro. Devido à gravidade das feridas, a vítima foi transportada ao Centro de Saúde de Alvaiázere, onde recebeu tratamento, e foi encaminhada para os serviços da Universidade de Coimbra, tendo vindo a falecer durante a noite.

A GNR e os Bombeiros locais, a par da situação, foram solicitados a intervir no local para identificar o possível ninho mas, por falta de autorização e equipamentos adequados, nada puderam fazer, segundo a informação que prestaram.

A GNR informou que o assunto estava encaminhado mas, até ao momento, nada mais foi feito.

Segundo informação da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, "a vespa velutina não é considerada mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia", sendo que "a destruição dos ninhos da vespa velutina é considerado o melhor método de limitar localmente o impacto das mesmas sobre abelhas e outros insetos, pois "a vespa velutina é essencialmente um predador de outras vespas e de abelhas".

Apesar de tudo isto, a recomendação é identificar os ninhos para virem posteriormente a ser destruídos, pois as abelhas estão em ameaça de extinção devido à vespa velutina.

Jorge Simões