PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

João Castelão uma referência no mundo equestre a nível nacional e a caminho do internacional

O alvaiazerense, João Francisco Marques Castelão, sem tradição familiar no mundo equestre, hoje com 35 anos, vive uma das melhores fases da sua carreira, conheça os seus melhores momentos.

João Francisco Marques Castelão, natural da Boca da Mata, Alvaiázere, nasceu a onze de outubro de 1986, filho de António Alves Castelão e de Idalina das Neves Marques Castelão. Fez o seu percurso escolar desde o jardim de infância até ao nono ano em Alvaiázere.

Em 2001, com catorze anos, ingressou na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), nas Mouriscas, onde terminou com êxito o Curso de Técnico de Gestão Equina, com equivalência ao 12º ano. E em paralelo realizou o Curso de Monitor de Equitação, que atualmente é designado por Treinador de Grau II.

A sua paixão pelos cavalos surgiu muito cedo, e aos nove anos, começou a ter aulas de equitação na Quinta da Canastra. Lá tinha como professores os irmãos, Tiago e Filipe Figueiredo, que lhe ensinaram os primeiros passos na arte equestre.

Em 2004, quando terminou a sua formação na EPDRA, começou a trabalhar na Coudelaria Al-Bazir, em Maçãs de Caminho. Foi aqui que teve a sua primeira experiência profissional, ainda que não competitiva.

Parte de Alvaiázere em 2010, à procura de novas oportunidades, e vai trabalhar em Torres Novas na Coudelaria Casa Carvalhinha.

Em 2013 começa o início de uma bonita carreira equestre com a sua estreia nas pistas de dressage, alcançando ainda nesse ano o título de vice-campeão de Portugal e da Taça de Portugal, entre outros títulos.

Em 2015 foi Campeão Ibérico em Vilamoura no Concurso Dressage Internacional (CDI)3 estrelas, com o cavalo Equador, de raça lusitana.

Em 2015 vai trabalhar para a Coudelaria das Salgadas e consagra-se campeão nacional em 2016 e 2017, consecutivamente, nos níveis elementar e médio com o cavalo Girão.

Em 2018 voltou aos palcos internacionais e ganha mais uma prova CDI3 em Cascais no nível ST. George, considerado, o segundo nível mais elevado na modalidade de dressage, com o cavalo Gavião das Salgadas.

Como segredo de todo este sucesso, João esclarece, “É muito importante ter ao nosso lado cavalos que sejam calmos e cheios de força, mas também é fundamental o respeito do cavaleiro por estes animais. Outro aspeto, não menos importante, é o apoio a todos níveis dos proprietários dos cavalos, pois sem o investimento deles, nada seria possível, na Casa Carvalhinha, Dr. Carlos Carvalhinha; nas Salgadas, Sr. Vítor Batalha e atualmente nas Dressage Plus, Sr. Vasco Freire.

E considerou os cavalos mais importantes, para alcançar algumas vitórias os da Coudelaria das Salgadas, nomeadamente, o Girão, duas vezes campeão de Portugal e uma vez da Taça de Portugal, e o Gavião a nível internacional.

No final de 2020 começou a trabalhar na Coudelaria Dressage Plus, uma das coudelarias mais importantes de Portugal, tendo a seu cargo vários poldros de 3 e 4 anos começando a competir com eles, neste ano de 2022.

Atualmente a égua, EL Romana Plus, é o animal mais importante por ir disputar com ela o nível mais elevado do Grande Prémio, tanto a nível nacional como internacional.

Recentemente de 20 binômios foi escolhido e convocado pela treinadora nacional, Kyra Kyrklund, ficando a fazer parte de uma lista de oito atletas para representar Portugal no Campeonato do Mundo em agosto de 2022 na Dinamarca. Destes oito atletas irão ser selecionados quatro e mais um suplente, anunciados a 20 de junho de 2022. João Castelão está convicto que poderá ser um dos escolhidos e continuará a trabalhar ainda com maior persistência e dedicação, para que isso aconteça.

Entretanto irá participar em seis provas internacionais para poder subir mais no Ranking Mundial Federação Equestre Internacional (FEI), e estar presente no Mundial de Herning na Dinamarca.

Ao longo destes quase dez anos de carreira e de vinte de trabalho o João congratula-se por ter encontrado no seu caminho muitas pessoas boas e importantes e que muito o ensinaram. No entanto é na família que encontra força para continuar este árduo trabalho, como refere, “o mais importante sem dúvida alguma é a minha família, principalmente a minha esposa e os meus filhos, porque sem eles e o apoio deles nada disto seria possível, até porque estou sempre fora, em Lisboa e eles estão em Alvaiázere e têm sido incansáveis. A minha esposa, Ana Maria é o meu pilar, é onde me apoio para ter forças e energias para estar a trabalhar, e nisso ela é inigualável, sempre do meu lado para o que der e vier, melhor era impossível”.

Além da família a sua referência é sempre Alvaiázere, como refere, “é onde carrego baterias e venho passar algum tempo, embora muito pouco, pois desejaria ser possível estar mais tempo com os meus familiares”. E nas suas digressões também nunca esquece a sua terra natal e as suas origens, “tenho muito orgulho em falar sempre de Alvaiázere, e ter mesmo que repetir o nome diversas vezes, já que para muitas pessoas nem sempre é fácil pronunciar o nome desta terra, que procuro representar com dignidade e respeito”.

E Alvaiázere também retribuiu esta dedicação a um cavaleiro discreto e simples, mas que honra o nome da sua terra, com os títulos que vai colhendo, fruto de muitos anos de trabalho, com a atribuição em 2017 da Medalha do Concelho de Alvaiázere.

Desejamos ao João Castelão a continuação com sucesso do seu percurso profissional e as maiores felicidades a nível pessoal, extensivas à esposa, Ana Maria, à filha Francisca e filho Vasco.

Entre dezenas de provas alcançou os seguintes títulos:

Ano 2013
Cavalo Equador:
– Vice-Campeão da Taça de Portugal, nível preliminar;
– Vice-Campeão de Portugal, nível preliminar
Cavalo Diu:
– Vice-Campeão da Taça de Portugal, nível elementar;
– Vice-Campeão de Portugal, nível elementar

Ano 2014
Cavalo Equador:
– Vice-Campeão da Taça de Portugal, nível elementar;
– Vice-Campeão do Campeonato de Portugal, nível elementar
Cavalo Diu:
– Vice-Campeão da Taça de Portugal, nível médio;
– Vice-Campeão de Portugal, nível médio

Ano 2015
Cavalo Equador:
– Campeão Ibérico, no nível 6 anos FEI

Ano 2016
Cavalo Girão das Salgadas:
– Campeão Nacional, nível elementar

Ano 2017
Cavalo Girão das Salgadas:
– Campeão Nacional, nível médio;
– Campeão da Taça de Portugal nível médio
Gavião das Salgadas:
– 3º lugar Campeonato Nacional nível, complementar

Ano 2018
Cavalo Gavião das Salgadas:
– Venceu algumas provas internacionais no nível ST. George.