PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Mais visitantes e mais vendas na sexta edição da Feira de Produtos da Terra

A Câmara Municipal de Alvaiázere promoveu, no passado dia 9 de novembro, a sexta edição da Feira de Produtos da Terra, com o objetivo de incentivar e potenciar o desenvolvimento da atividade agrícola, do artesanato e do comércio local. Cerca de 45 produtores e artesãos do concelho de Alvaiázere e da região de Sicó concentraram-se numa tenda localizada no Parque Multiusos de Alvaiázere para promoverem o melhor do artesanato e dos produtos endógenos da região. Esta edição destacou-se pelo aumento de visitantes e de oportunidades de negócio.

Produtos hortícolas, azeite, vinho, enchidos, queijo, mel, licores, frutos secos, chícharo, ervas aromáticas, doçaria regional e artesanato foram alguns dos produtos endógenos da região de Sicó que estiveram em destaque na sexta edição da Feira de Produtos da Terra. Cerca de 45 artesãos e produtores locais e regionais não quiseram perder mais uma oportunidade de promover e ao mesmo tempo escoar os seus produtos.

Nem a chuva e o frio que se fez sentir naquele dia impediu as pessoas de visitar a Feira de Produtos da Terra. A maioria dos comerciantes destacaram o aumento considerável de visitantes que participaram no certame, argumentando que a escolha do Parque Multiusos para a realização desta feira também ajudou ao sucesso desta edição.

Lucília Gonçalves está bem consciente da importância destes eventos para divulgar os produtos e o artesanato da região de Sicó, por isso não perdeu mais uma oportunidade de se apresentar com uma banca com o "Licor de Chícharo D'Alvaiázere", "o único licor de chícharo registado e certificado", que já lhe valeu uma medalha de prata na categoria de Licores à Base de Aguardente de Bagaço no 3º Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses. Além desta iguaria, esta comerciante também trouxe algumas peças de artesanato, mas o licor de chícharo agradou mais aos visitantes. Este licor tradicional do concelho de Alvaiázere, que pode ser consumido como aperitivo ou digestivo e é feito integralmente de forma artesanal, tem conquistado os consumidores de tal forma que o "Licor de Chícharo D'Alvaiázere" já está à venda em vários pontos do país. Seja em lojas gourmets ou mercearias, o "Licor de Chícharo D'Alvaiázere" pode ser adquirido em Coimbra, Condeixa, Batalha, Pombal, Figueira da Foz, Tomar, Porto, entre outras cidades. Além disso, Lucília Gonçalves continua a apostar neste tipo de eventos, por isso esteve presente no Portugal Agro, que se realizou na FIL de 20 a 23 de novembro, bem como na Feira Nacional do Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande, que decorre entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro.

Já Sérgio Matias, que participou pela terceira vez nesta iniciativa com uma banca de enchidos, enalteceu a escolha do recinto para esta edição, argumentando que o espaço "é melhor e mais agradável". Este produtor destacou a evolução da feira, que desta vez atraiu muito mais gente, e assegurou que voltará a participar nas próximas edições.

Mário Mendes também partilha da mesma opinião. Este produtor, que esteve presente com uma banca de mel e licores de mel com aroma a tangerina e medronho, realçou que "a adesão tem sido boa e as pessoas que têm vindo têm comprado mais".

"Está a correr muito bem em relação às outras edições", defendeu Manuel Silva, que não perdeu mais esta oportunidade para promover os seus vinhos "certificados e premiados". Produtor de vinho certificado desde o ano 2000, Manuel Silva salientou que os seus vinhos são feitos "com uvas de produção própria" e já foram premiados mais de 10 vezes em concursos regionais promovidos pela associação Terras de Sicó, destacando que este ano o tinto Vale da Brenha foi mais uma vez premiado a nível regional com uma medalha de ouro.

Para o município de Alvaiázere, este certame "é uma componente muito importante da estratégia de desenvolvimento local, pelas externalidades positivas que traz a diversos setores da economia, que vão desde o setor agrícola, à indústria transformadora e ao próprio turismo".

Os sons tradicionais da Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, associou-se a esta edição, animando o recinto e todos aqueles que naquela tarde visitaram a Feira de Produtos da Terra.

Com esta iniciativa, a que se associaram a Confraria do Chícharo e a Associação Social, Cultural, Recreativa de Almoster, a autarquia "assumiu-se como um agente dinamizador da economia local, gerando, para os produtores e artesãos, oportunidades de promoção e escoamento dos seus produtos, potenciando, desta forma, a promoção dos produtos endógenos da região, que constituem uma importante mais-valia para o desenvolvimento local e regional".