No dia 10 de setembro de 2022, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, deslocaram-se ao concelho de Alvaiázere por solicitação do presidente da Câmara Municipal, João Guerreiro, que esclareceu o objetivo da visita, ” de discutir as problemáticas existentes, as medidas a adotar e os mecanismos disponíveis e a disponibilizar para apoio à recuperação dos prejuízos causados pelos incêndios de Julho do corrente ano, que drasticamente afetaram o nosso território nas Freguesias de Almoster e Pelmá”.
Após visitarem as áreas afetadas pelos incêndios, onde tiveram contacto com a população e tomaram conhecimento das necessidades mais prementes, foi realizada uma reunião de trabalho, que segundo o presidente da CMA foi bastante produtiva e “serviu essencialmente para definir caminhos e possibilidades de obtenção de apoios aos mais variados níveis, seja na recuperação florestal e agrícola, seja ao nível dos danos provocados no parque habitacional”.
A reunião também foi importante para aferir o trabalho desenvolvido pela CMA, assim, “no que respeita à recuperação florestal foi percebido que o caminho que estávamos a percorrer desde os dias seguintes aos incêndios era o mais adequado e que deveríamos continuar, em estreita parceria com o ICNF, a desenvolver as ações de recuperação que se pretendem implementar”.
Para a resolução dos prejuízos agrícolas, o presidente da CMA revelou ter sido muito importante esta visita, “pois vimos resultados logo nos dias seguintes, quando a 22 de setembro o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) criou um apoio de 30 Milhões de euros especificamente para os agricultores afetados pelos incêndios”. Informou que o Município está disponível para apoiar tecnicamente todos os agricultores que se pretendam candidatar a este apoio.
E também para a recuperação das casas de primeira habitação ardidas, assim como de diversos anexos de arrumações de criação de gado e de alfaias agrícolas, a visita deixou esperança ao Município, “ficamos com expectações de apoio futuro, embora neste caso seja mais complexa a operacionalização e disponibilização de meios. Acreditamos que a apresentação da proposta de orçamento de estado para 2023 que deverá ocorrer no início de outubro traga noticias animadoras a este respeito”.
E finalizou com uma mensagem,” estamos focados como sempre no apoio às pessoas e aos seus bens e desenvolvendo todos os esforços para que consigamos, em conjunto, ultrapassar esta grande adversidade”.