Realizou-se no passado dia 2 de Maio do corrente ano, missa campal no recinto do Santuário dos Covões para assinalar o dia tradicional da Festa em Honra de Nossa Senhora da Apresentação, mais conhecida pela Festa de Nossa Senhora dos Covões.
A celebração da Eucaristia foi presidida pelo Ex.mº Sr. Padre André Sequeira, com a presença da imagem de Nossa Senhora no seu andor, dignamente decorado com flores, dos Irmãos da Confraria, paroquianos e devotos.
Antes de dar a bênção final, o Sr. Padre leu um reconhecido agradecimento da Confraria de Nossa Senhora da Apresentação que se transcreve:
“A Confraria Nossa Senhora da Apresentação, mais conhecida por Confraria de Nossa Senhora dos Covões, através do seu Reitor, António Rodrigues dos Santos, vem apresentar o reconhecido agradecimento:
– A todos os paroquianos e devotos beneméritos de Nossa Senhora dos Covões que com as suas dádivas ajudaram nas obras de benfeitorias no recinto do Santuário e na capela de Nossa Senhora da Memória;
– A uma paroquiana, em particular, que ofereceu o restauro do andor de Nossa Senhora;
– Ao Sr. Arquiteto Gonçalo Rosa que ofereceu o projeto para a remodelação do altar de Nossa Senhora da Memória;
– Ao Sr. Américo Silveira Marques que ofereceu o queimador de velas e mostra sempre disponibilidade para colaborar;
– À Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Arquiteta Célia Marques, que disponibilizou pareceres técnicos, máquinas e materiais de construção, cuja ajuda tornou possível as obras do recinto do Santuário;
– Ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Alvaiázere pela atenção e colaboração prestadas nas limpezas dos terrenos circundantes;
– À Sr.ª Eng.ª Esmeralda Dourado que ofereceu os restauros da campânula e da imagem de Nossa Senhora dos Covões, assim como da base dos anjinhos que apoiam no andor.”
Dada a bênção e terminada a Eucaristia, houve um curto intervalo.
Como também era o dia da Mãe, rezou-se o Terço pela intenção de todas as Mães presentes nesta vida e pelas que já tinham partido para o Pai do Céu.
Terminadas as celebrações religiosas, Nossa Senhora recolheu à Capela, acompanhada de alguns Irmãos da Confraria.
Tudo decorreu muito bem, respeitando-se as regras emanadas pela Direcção Geral da Saúde, em devido tempo, (máscaras, higienização das mãos e distanciamento entre as pessoas) e a meteorologia também colaborou.
Agradece-se a todos quantos demonstraram a sua amizade a Nossa Senhora, quer pelo seu trabalho quer pela sua presença.