PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Padre Celestino Brás celebrou Bodas de Ouro Sacerdotais

O Padre Celestino Ferreira Brás celebrou o Jubileu das Bodas de Ouro Sacerdotais, no dia 28 de julho, na Igreja Paroquial de Alvaiázere. A comemoração do 50º aniversário da sua ordenação sacerdotal iniciou-se com a eucaristia, seguida de um jantar-convívio servido no Salão dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere.

A Igreja Paroquial de Alvaiázere encheu-se de paroquianos e de sacerdotes para a comemoração das Bodas de Ouro Sacerdotais do Padre Celestino Brás. A eucaristia foi presidida pelo pároco Celestino Brás e concelebrada por mais quatro sacerdotes. Durante a missa, os paroquianos ofereceram ao Padre Celestino Brás uma cesta com cinquenta rosas que representam cada ano de sacerdócio e um álbum com fotografias que recordam vários momentos da vida do Padre Celestino Brás. No final da eucaristia, foi servido uma fatia de bolo de aniversário a todos os paroquianos presentes.

Posteriormente, o Padre Celestino Brás, os sacerdotes presentes e os paroquianos seguiram para o Salão dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere para um jantar-convívio, servido pelo restaurante “O Brás”. Ao longo do jantar, que juntou cerca de 300 pessoas, passou um filme composto por fotografias que representam vários momentos da vida do Padre Celestino Brás. No final, foi ainda entregue ao Padre Celestino Brás um Livro de Honra com dedicatórias dos paroquianos e dos párocos presentes.

O Padre Celestino Ferreira Brás nasceu a 19 de abril de 1936 e foi ordenado sacerdote a 28 de julho de 1963, na Sé Nova, em Coimbra. Depois de ordenado, o Padre Celestino Brás iniciou funções como pároco na freguesia de Maçãs de Caminho, onde permanece desde 20 de outubro de 1963. A 19 de abril de 1964, ficou também responsável pela Paróquia de Alvaiázere. Além destas duas freguesias, o Padre Celestino Brás ainda exerceu funções na Paróquia de Pelmá, entre 26 de fevereiro de 1995 e 17 de setembro de 2006.

Carina Gonçalves