PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

População da freguesia de Pelmá não tem Médico de Família

População entregou abaixo-assinado por falta de médico de família

Foi enviado no passado dia 10 de fevereiro ao Centro de Saúde de Alvaiázere, à Administração Regional de Saúde do Centro e à Câmara Municipal de Alvaiázere um abaixo-assinado pelos habitantes da freguesia de Pelmá, pelo facto de não terem médico de família.

Cerca de duas centenas de pessoas assinaram o documento (cuja elaboração foi iniciativa da Junta de Freguesia), contestando “o caos instalado no Centro de Saúde, uma vez que há poucos médicos para tantas pessoas”, afirmou Pascoal Gomes, presidente da Junta. O autarca sublinhou ainda: “a população está sem médico de família desde setembro, porque a médica está de baixa. Aquilo que se pretende com o abaixo-assinado é dar a estas pessoas condições dignas de atendimento em Alvaiázere, porque elas precisam de uma resposta e de uma alternativa”.

Por seu lado, Bernardino Silva, coordenador do Centro de Saúde de Alvaiázere, confirmou, em declarações ao Jornal “O Alvaiazerense”, que a médica de família responsável pela população de Pelmá está de baixa e que ainda não há previsões quanto ao seu regresso. Apesar disso, reforçou que tem sido feito “um esforço para colmatar esta falha e para atender toda a gente, tanto nas consultas agudas como nas diversas valências: monitorização de tensões arteriais, diabetes, consultas de saúde materna, saúde infantil e planeamento familiar”, considerando que tem sido dada “uma resposta clínica adequada, embora possa não ser do agrado da população”. Para terminar, Bernardino Silva afirmou que neste momento existem três médicos de família, abrangendo entre 6500 a 7000 utentes e que os mesmos estão a fazer “um enorme esforço, trabalhando desde manhã até à noite”.

Recorde-se que o Centro de Saúde de Alvaiázere foi inaugurado a 25 de julho de 2015, após o encerramento das extensões de saúde de todas as freguesias, exceto de Maçãs de D. Maria, que continua a funcionar mas apenas para consultas de saúde de adultos.