PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Quatro escolas primárias adjudicadas pelo Município em hasta pública

Foi no passado dia 31 de agosto que a Câmara Municipal de Alvaiázere levou a cabo a hasta pública para o arrendamento das quatro escolas primárias transformadas em centros de interpretação ambiental com alojamento: Escola de Ariques (freguesia de Almoster), Barqueiro (Maçãs de D. Maria), Bofinho e Venda do Preto (ambas em Pelmá).

Tendo recebido apenas uma proposta de arrendamento, o contrato foi adjudicado a José Manuel da Silva Ribeiro, revelou a vicepresidente do Município, Sílvia Lopes, durante a hasta pública. A licitação tinha um valor base de 200 euros por cada escola, e José Ribeiro propôs-se a pagar um valor mensal de 210 euros, perfazendo um total de 840 pelos quatro edifícios. O contrato tem uma duração de cinco anos, renovável uma vez por um igual período de tempo.

Residente em Coimbra, José Ribeiro tem uma vasta experiência na área turística, uma vez que exerceu funções no Turismo Centro de Portugal entre 2004 e 2009, tendo sido também responsável pelo empreendimento da Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, durante três anos.

O vencedor da hasta pública revelou que o que mais o atraiu nas escolas primárias de Alvaiázere foi "a requalificação muito bem conseguida dos espaços", adiantando ainda que as mesmas estarão em funcionamento muito em breve. A estratégia de divulgação dos centros de interpretação ambiental já está delineada: numa fase inicial será feita através da Internet, posteriormente seguida de uma aposta num "posto de turismo das escolas sedeado em Alvaiázere, para fazer uma divulgação mais específica".

Por forma a "cativar públicos diferentes", José Ribeiro pretende promover "programas de acordo com as diferentes estações do ano, utilizando como polos de atração Alvaiázere, a Serra de Sicó e a região envolvente", não descurando "a parte monumental e cultural da região, que se estende de Pombal a Pedrógão Grande e de Coimbra a Tomar".

Recorde-se que o processo de transformação das escolas em centros de interpretação ambiental (Alvaiázere – Património Gerador de Riqueza) representou um investimento na ordem dos 751 mil euros, sendo que o arrendamento das mesmas visa "apoiar a divulgação do território, dinamizar a atividade local, criar emprego e desenvolver o turismo integrado com outras ofertas" que existem no Concelho, afirmou a presidente da autarquia, Célia Marques.