PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Ranking coloca concelho entre os piores do País e da região Centro para viver, investir e visitar

Um ranking que avalia o desempenho dos municípios portugueses considera que Alvaiázere está entre os piores concelhos para se viver, visitar e investir. Alvaiázere está entre os 30 piores concelhos a nível nacional e entre os 10 piores da região Centro. No que respeita ao distrito de Leiria, Alvaiázere ocupa o último lugar do ranking.

A consultora Bloom Consulting analisou o desempenho dos 308 municípios portugueses nas vertentes de investimento, turismo e qualidade de vida. O concelho de Alvaiázere está na cauda do ranking tanto a nível nacional, como a nível regional.

O município de Alvaiázere ocupa o 282º lugar do ranking que avalia e classifica a eficácia de cada um dos 308 municípios portugueses de acordo com a sua “performance” nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Qualidade de Vida (Viver).

O ranking, elaborado pela consultora internacional Bloom Consulting, baseouse em dados estatísticos de fontes oficiais, nomeadamente o Instituto Nacional de Estatística, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o portal Pordata. Para conseguir uma avaliação mais completa e detalhada, a Bloom Consulting considerou diversas variáveis, como a percentagem de novas empresas, a taxa de ocupação hoteleira, o desemprego, a criminalidade e o poder de compra de cada munícipe relativamente à média nacional.

Alvaiázere apresenta uma “performance” bastante fraca nas três categorias. No que respeita às avaliações setoriais da região Centro, Alvaiázere está em 79º lugar na vertente de “negócios”, em 89º lugar na vertente “visitar” e em 80º lugar na vertente “viver”.

Entre os 100 municípios da região Centro, o concelho de Alvaiázere ocupa a 94ª posição do ranking geral. Abaixo de Alvaiázere só se encontram os municípios de Oleiros, Vila Nova de Paiva, Sardoal, Vila Velha de Ródão, Fornos de Algores e Penalva do Castelo. Comparando com outros concelhos do norte do distrito de Leiria, Alvaiázere encontra-se abaixo de Pombal (13º a nível regional), Figueiró dos Vinhos (72º a nível regional), Pedrógão Grande (74º a nível regional), Ansião (84º a nível regional) e Castanheira de Pera (85º a nível regional). De acordo com o ranking, Alvaiázere ocupa mesmo o último lugar entre os municípios do distrito de Leiria.

Segundo este ranking, o Centro é considerado “a região mais atraente para se viver”, conseguindo posicionar três cidades no Top10: Coimbra (5º), Aveiro (6º) e Leiria (7º). Coimbra e Aveiro, que ocupam o primeiro e segundo lugares respetivamente no ranking da região Centro, apresentam “performances” bastante semelhantes nas três categorias. Já Leiria, que está na terceira posição no ranking do Centro, ocupa o primeiro lugar na categoria “viver” na região.

Lisboa é a líder do ranking a nível nacional nas três categorias, sendo considerada a melhor cidade para investir, para viver e para visitar. Segue-se
a cidade do Porto, a segunda melhor cidade para negócios, a terceira para fazer turismo e a quarta melhor do país para se viver.

Para a Bloom Consulting, “num mundo globalizado, é necessário que cidades e Municípios consigam utilizar novas ferramentas, que tenham como principal objetivo atrair investimento, novos turistas, bem como, garantir condições de fixação de novos residentes ou mesmo atrair talento específico”.

Desta forma, “o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking © pode desempenhar um papel cimeiro na ajuda aos Municípios, facilitando a definição de prioridades e tomada de decisões, melhorando assim a perceção da imagem que estes passam ao restante país e ao mundo”.

Para o diretor geral da Bloom Consulting Portugal, Filipe Roquette, este é “o momento fantástico” para apresentar a primeira edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking ©, “pelo facto de tão recentemente se terem realizado eleições autárquicas em Portugal”.

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking © considera que “mais do que nunca, num mundo globalizado, é necessário que cidades e Municípios consigam utilizar novas ferramentas, que tenham como principal objetivo atrair investimento, novos turistas, bem como, garantir condições de fixação de novos residentes ou mesmo atrair talento específico”. Neste sentido, o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking © pode ser “da maior utilidade”, uma vez que “representa um auxílio essencial na definição de prioridades por parte dos governos locais”.