PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Santa Casa da Misericórdia homenageou José Mendes de Carvalho

Teve lugar no passado dia 25 de julho, após a inauguração do novo Centro de Saúde de Alvaiázere e da visita do Ministro da Saúde, Paulo Macedo, às instalações da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), uma homenagem feita a título póstumo ao benemérito José Mendes de Carvalho, no Cine-Teatro com o seu nome.

Adelaide Santos, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere (SCMA), Instituição responsável pela homenagem, teceu rasgados elogios a este alvaiazerense "de origem humilde, que se tornou um grande homem de negócios e um grande homem na vida, e que sempre soube dividir as suas vitórias", afirmando que os alvaiazerenses têm para com ele "uma dívida de gratidão, mas também uma enorme responsabilidade".

A presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Célia Marques, na sua intervenção, sublinhou que o legado de José Mendes de Carvalho "perdura em todos os alvaiazerenses, nos alunos da escola, nos doentes tratados no Hospital que já foi Maternidade e viu nascer muitos de nós, e ainda na memória dos muitos filmes visionados no Cine-Teatro".

Na última intervenção da tarde, o Ministro da Saúde Paulo Macedo recordou que o que foi feito neste dia não foi rotineiro, pois para além da inauguração do Centro de Saúde, algo que marca gerações e décadas, teve ainda oportunidade de testemunhar os dois investimentos de mais de um milhão de euros que foram feitos no espaço de um ano no Concelho, e ainda de homenagear um benemérito, que tanto contribuiu para o seu desenvolvimento.

José Mendes de Carvalho nasceu no sítio da Loureira, freguesia de Pussos São Pedro, no ano de 1862; casou com Cecília Vieira Miranda em 1897, com quem teve um único filho, que acabou por falecer ainda criança.

Foi em homenagem ao seu filho que foi inaugurada, a 6 de fevereiro de 1937, a Escola do Povo Mendes Júnior, na Loureira.

A 25 de janeiro de 1947, aconselhado pelo seu amigo Manuel Ribeiro Ferreira, também benemérito de Alvaiázere, José Mendes de Carvalho redigiu o seu testamento a favor do Concelho, no qual se pode ler a sua vontade de construir uma Maternidade e Creche, bem como um Cinema e um Teatro, tendo este último projeto sido adjudicado em 1948 e da autoria do arquiteto Ernesto Camillo Korrodi.

Também a Creche e Maternidade foram sonhos tornados realidade, tendo sido inaugurados em maio de 1950, com o nome de Santa Cecília, em homenagem à esposa de José Mendes Carvalho.

Para além das infraestruturas, a favor do Concelho reverteram ainda oito imóveis situados em Lisboa e Cascais, vários terrenos rústicos, ações e dinheiro.

Ao nível da educação, é ainda de salientar que foram criados três prémios de desempenho escolar com o seu nome.

A cerimónia de homenagem terminou com a colocação de uma coroa de flores na estátua de José Mendes de Carvalho, que se encontra à entrada do Cine-Teatro, à qual se seguiram dois apontamentos musicais e um Porto de Honra.