PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Área de Serviço de Alvaiázere na A13 promove a região

31 de Julho de 2020

No dia 28 de julho, na presença dos representantes das entidades, ASCENDI, PRIO, IP, CMA, BVA, Destacamento da Brigada de Trânsito de Santarém e privados ligados às construções de infraestruturas, foi inaugurada a Área de Serviço de Alvaiázere na A13, pela Ascendi e PRIO da subconcessão Pinhal Interior, a primeira a nível nacional com eco diesel de raiz.

“Localizada entre o nó de Alvaiázere e o nó com o IC8/Avelar Sul, no sentido Tomar/Coimbra, esta nova infraestrutura permitirá aos condutores da A13 ter acesso, sem necessitar de sair da autoestrada, a combustíveis e a diversos serviços, no apoio às suas viagens” referiu o Presidente do Conselho Administrativo Ascendi, Dr. Luís Silva Santos, que abriu a sessão. Seguiu-se a Gestora do Projeto da Ascendi, Engenheira Alexandra Ferreira, que salientou: “O projeto de construção teve como pilar base a sustentabilidade, privilegiando-se a utilização de soluções ambientalmente sustentáveis no edifício de apoio, como por exemplo, caixilharia, vidros, pintura e revestimento exterior composto por mistura de granulados de cortiça, que melhoram o nível acústico e térmico, assim como soluções para o aproveitamento de luz natural e a instalação de painéis solares para aquecimento das águas sanitárias”. E completou “No exterior, o recurso a luminárias Led e o mobiliário da área de lazer, parque infantil, caixotes do lixo e cinzeiros são feitos em material reciclado, com certificação e de empresas portuguesas”. Esclareceu ainda a preocupação com a integração paisagística no eco sistema e da comunidade local, com a seleção de espécies mais ligadas à região e da exibição de um painel alusivo ao produto emblemático da região, chícharo, que foi inaugurado após as intervenções. Outro aspeto diferenciador é o estudo da possibilidade “de uma exposição do espólio de achados arqueológicos que foram recolhidos durante a construção da A13, que se enquadram na tipologia de uma infraestrutura que, à época Romana, era equivalente às atuais Áreas de Serviço”.

Continuou as intervenções o Administrador da Prio, Luís Miguel Martins, que informou “O novo posto da Prio oferece uma instalação com duas ilhas multiproduto, onde se destaca o Top Diesel e o Top 95, combustíveis de qualidade superior ao melhor preço e um carregador fast-charge para carros elétricos. O posto conta ainda com gasóleo e gasolina simples, adblue e gasóleo agrícola, bem como o Eco Diesel, um combustível especialmente desenvolvido pela Prio e que conta com 15% de incorporação de biodiesel. Adicionalmente, os clientes terão acesso à loja de conveniência da Prio”.

No final esclareceu que “o planeamento foi feito em agosto de 2019 com finalização prevista em julho de 2020, pelo que se cumpriu o prazo. Estando também prevista no sentido norte/sul a abertura em novembro de 2020.

Encerrou a sessão a Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, arquiteta Célia Marques começando por agradecer o convite para se associar a esta cerimónia de abertura da Estação de Serviço de Alvaiázere, dada a sua relevância para o Concelho. Esta autarquia desde sempre defendeu que a construção deste troço era fundamental, porque antes o acesso a esta zona interior do país apenas podia ser feito pela estrada nacional, o que hoje não se verifica, facilitando assim, não só a acessibilidade à A1, mas também a outros polos urbanos centrais. Se no início o tráfego desta autoestrada era pouco intenso, hoje, esta situação, de todo, não se verifica uma vez que o mesmo aumentou substancialmente, pelo que, simultânea e logicamente, a abertura desta estação de serviço, e frisando o dia de hoje, se revela de extrema importância para os utilizadores pelos serviços que oferece.

O facto de o nome desta Estação de Serviço estar associado a Alvaiázere é para a Presidente da Autarquia um grande motivo de orgulho, porque acaba por promover o concelho, pelo que agradeceu à Prio e à Ascendi, tendo mostrado disponibilidade e lançando um desafio para que neste espaço se apresentasse uma montra dos produtos endógenos da região, porque se há algo que caracteriza o interior é a qualidade e a diferenciação dos produtos regionais, pelo que esta estação poderá contribuir para uma excelente mostra do concelho, potenciar e promover a visitação desta região.

Neste sentido, disponibilizou-se, não só para fazer o contacto com alguns produtores da região, mas também, se for esse o entendimento, facultar informação turística, colocando ao dispor os serviços turísticos do município, no sentido de se operacionalizar essa articulação.

Terminou retirando as palavras de agradecimento à Prio e à Ascendi pela possibilidade de divulgar, nesta Área de Serviço, esta bela zona do território nacional e ainda pelo papel que terão na promoção do interior do país, da sua qualidade de vida e da sua segurança.

De seguida, fez-se o descerro do painel alusivo ao chícharo, produto emblemático da região e a Prio entregou um donativo de 500€, em combustível, aos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, inserido na sua política de responsabilidade social.

O comandante, Mário Bruno Gomes agradeceu e demonstrou a sua satisfação de agora ser possível socorrer toda a população alvaiazerense com maior qualidade e eficiência.