A Associação de Desenvolvimento das Terras de Sicó, e os seis municípios que a integram estiveram presentes em mais uma Edição da Bolsa de Turismos de Lisboa, na Feira Internacional de Lisboa, evento que decorreu entre o dia 29 de fevereiro e 4 de março.
Com o propósito de promoção dos produtos, que integram a marca “Terras de Sicó”, o passado dia 02 de março foi dedicado à “Mostra e Degustação Gastronómica Qualidade Sicó”, mostra que decorreu no pavilhão daquela Associação, FIL.
Idêntica mostra decorreu também mais tarde no Stand da CIM RL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, desta vez da responsabilidade dos Municípios. Neste caso, um dos municípios que encabeçou a promoção dos seus produtos, Alvaiázere, não desiludiu os presentes, exibindo em qualidade e quantidade o que de melhor os seus produtores e empresários levaram até ao certame.
Além daqueles, foram ainda convidadas a participar, a Confraria do Chícharo e a Confraria do Queijo do Rabaçal, ligadas à promoção do Chícharo e produtos seus derivados, e do Queijo do Rabaçal, respetivamente, presença que, uma vez mais, serviu, no âmbito das suas atividades regulares, para materializarem o propósito da sua constituição, e, como não podia deixar de ser, a promoção de “Alvaiázere Capital do Chícharo”.
No Stand da Terras de Sicó, o presidente da Direção, Pedro Pimpão, também presidente da Câmara Municipal de Pombal, salientou o facto de se aproveitar a presença na BTL para mostrar as potencialidades da marca que integram aqueles municípios, lançando um convite para que as pessoas “visitem o território das terras de Sicó, possam usufruir de experiências marcantes, explorando as rotas existentes para a prática de atividades desportivas, ou apreciar a riqueza da biodiversidade do território, rotas tauromáquicas, do carvalho-cerquinho, do paleolítico ou dos moinhos de vento, assim como as mais diversas atividades de natureza”. No contexto gastronómico destacou a “qualidade dos produtos”, tais como “o mel, o azeite, os vinhos, queijo do rabaçal ou ainda o Chícharo, entre outros produtos, beneficiando do espírito de acolhimento dos naturais daquele território”.
Outro dos objetivos da participação da Terras de Sicó no evento, prendeu-se com a tentativa de promover a aproximação a novos mercados turísticos, tentando cativar operadores e agências de viagens para um novo produto, o turismo cultural.
Seguiu-se o momento de apreciar efetivamente a qualidade dos referidos produtos, tornando-se num verdadeiro sucesso, tal foi a rapidez com que rapidamente se esgotou a amostra.
Por sua vez, no Stand da CIM RL, era a vez de o presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, dar continuidade à apresentação do território das Terras de Sicó. Com o slogan de fundo, “Alvaiázere uma experiência emocional” que também integra os Caminhos de Santiago, destacou, também ele, a qualidade dos referidos produtos, os quais, aqui, entre outros, tinham como base o nosso Chícharo, produto âncora de Alvaiázere, acompanhado de bom vinho, podendo-se igualmente notar o mel e o queijo ou os enchidos, produtos com origem no concelho. Também aqui foram objeto de uma enorme procura, sendo evidente a satisfação dos presentes após a degustação. Uma nota também para a presença da Direção da Casa do Concelho de Alvaiázere, também ela associada desde há longos anos à promoção dos produtos de Alvaiázere em Lisboa.
No stand do evento, e ainda no âmbito da gastronomia, teve lugar a apresentação do projeto PNAES – Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável da Região de Coimbra e da Região de Leiria”, alertando para a necessidade de adoção de hábitos saudáveis de alimentação.