A abertura do novo ano letivo para os professores do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere não foi abrilhantada por balões e aviões, como aconteceu com os alunos, no entanto foi recheado por outras surpresas de cariz cultural, pedagógico e didático de elevado nível e que constou de dois momentos distintos.
Um no dia quatro de setembro na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere com uma reunião geral de professores presidida pela Diretora, que deu as boas vindas e integrou todos os que, no ano letivo 2023-2024, fazem parte do corpo docente tendo aproveitado para facultar um conjunto de informações sobre a dinâmica do agrupamento, estruturas equipas e grupos de trabalho, Clubes Projetos, Parcerias, entre outros aspetos relacionados com a organização e funcionamento do Agrupamento.
De seguida procederam-se às habituais apresentações. A reunião foi encerrada pela Diretora que após desejar um bom ano letivo para todos recomendou aos professores para virem com energia, já que as crianças após as férias assim o exigem e que se deve trabalhar no sentido de encontrar o melhor caminho na educação desta nova geração.
O outro momento aconteceu no dia seis de setembro, em que todas as comunidades educativas de professores rumaram, mais uma vez, à Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, para iniciarem as atividades deste dia, que foram organizadas pela Câmara Municipal de Alvaiázere.
Após as boas vindas, todos os professores tiveram a oportunidade de usufruírem de uma ação de formação, “A importância da aprendizagem ativa no futuro da Educação”, pela Professora Aniceta Pena, que deixou questões pertinentes: como imagina a sala de aula futura; como gostaria de aprender de forma ativa e envolvente; como se podem preparar os alunos para um mundo em constante mudança; qual é o papel dos professores na formação dos líderes do futuro. Depois de alguns exercícios práticos e partilha de opiniões, deixou algumas sugestões: a educação é um ato de amor, pelo que é preciso fomentar uma aprendizagem personificada, num ambiente de confiança emocional; terminar com as barreiras disciplinares; fomentar uma aprendizagem ativa de forma a preparar os alunos para o futuro.
Seguiu-se a palestra, “A felicidade na Educação” pela investigadora ativa, com diversas publicações, Professora Manuela Grazina, que arrebatou a atenção de todos pela explicação fluida e motivadora dos conteúdos apresentados, com a exploração da expressão, “Cérebro, Felicidade e Escola com Sentido(s)”. Considerou a profissão de professor a mais importante do mundo, já que a partir desta surgem as outras, mas que mais desafios encontra, pois não reagimos da mesma forma ao mesmo estímulo. A missão é tremenda ensinar a quem não quer aprender. Somos todos diferentes, pelo que temos de encontrar forma diferentes de transmitir, pela via da recompensa, das memórias e da motivação. Os professores influenciam o modo de funcionar e criar nos seus alunos, mas tem de gostar de ensinar e com entusiasmo. Para existirem alunos felizes na sala de aula é preciso que estes se sintam valorizados e desafiados.
Alertou para o facto de nem todos nascermos com a mesma capacidade para sermos felizes, mas todos nascemos com a mesma possibilidade de treinarmos para encontrar a felicidade. Deixou vários conselhos: vaguear e sair da sala de aula faz bem; é preciso tornar o espaço mais leve, deixar só o que preciso; selecionarmos o que queremos que fique para o futuro; sermos felizes com o que temos à mão e não com o que não temos. Avisou das avarias nas fábricas de energia e distribuiu uns óculos para percebermos que quando se perde um sentido, os cenários mudam, pelo que devemos valorizar a saúde no dia a dia e sermos felizes. E mais uma vez reforçou a igualdade em direitos sim, numa educação inclusiva, mas sempre conscientes que somos diferentes.
Finalizou esta espetacular palestra com mais um alerta para as novas Professora Manuela Grazina dependências, como o telemóvel, a privação do sono que,” altera memória, atenção, perceção, capacidade de tomar decisões, leva à depressão e causa alteração das conexões cerebrais” e “o stress altera a maturação das estruturas da via da recompensa”.
No final todos os professores receberam um livro da sua autoria, “As Avarias Na Fábrica de energia”.
Após esta intervenção foi realizado um passeio pelas freguesias de Alvaiázere, com um almoço piquenique no Parque Multiusos da Avanteira na freguesia da Pelmá.
De tarde foram visitadas as antas do Ramalhal e as exposições no Museu Municipal de Alvaiázere guiadas pela Diretora do Museu.
O dia foi encerrado no mesmo espaço inicial, com um momento cultural e musical, pela Orquestra da Filarmónica Santa Cecília de Alvaiázere.