PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

teodora_cardo

100 anos de gratidão

Editorial

Alvaiázere está de parabéns pelo êxito alcançado na comemoração do centenário da mais emblemática Associação do concelho e pelo reconhecimento de todos os que ao longo destes 100 anos trabalharam para dignificarem esta instituição, com empenho, dedicação e dinamismo.

É comum ouvirmos dizer que “o povo tem memória curta”, o que não aconteceu nesta comemoração, que não esqueceu os fundadores, os sócios, os executantes, os maestros, os órgãos diretivos, os amigos, enfim todos os que estiveram sempre presentes nas horas difíceis e também certamente nas horas felizes ao longo deste século de vida.

O reconhecimento e gratidão é um dos mais nobres sentimentos e foi muito gratificante constatarmos que este foi mútuo e transversal a toda a família da mais antiga instituição cultural do concelho. Assim foi dada a voz a alguns dos protagonistas de acontecimentos relevantes da sua história, com a preocupação de preservar a memória coletiva num registo que irá contribuir para a construção da cidadania e da consciência cívica dos executantes do presente, num total de 59 e na sua grande maioria jovens.

Cem anos a formar e a ensinar jovens na arte da música é uma missão nobre e com grande significado num concelho do interior.

Parabéns à direção atual, na pessoa do seu presidente, Manuel Francisco, pela visão inovadora para esta comemoração, tendo sido também reconhecido merecidamente pelo trabalho desenvolvido em prol do progresso desta instituição. Mas também os executantes e o maestro não foram esquecidos pela direção, que lhes prestou uma homenagem de gratidão pelo árduo trabalho desenvolvido, e de sacrifício de muitas horas de ensaios. Parabéns a todos pela atitude demonstrada na troca de reconhecimentos e gratidão, sempre com muita alegria e amizade sincera.

Parabéns a todos os que no passado e no presente contribuíram para construir este projeto cultural e educacional de inegável valor no concelho.

Desejamos muitos anos de vida à Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, para que possa festejar mais um século, com a mesma vitalidade.