No mundo atual assistimos a um abandono crescente da qualidade da gratidão. Urge sermos humildes e capazes de reconhecer o mérito dos que nos rodeiam ou dos que contribuíram de forma decisiva para a nossa permanente construção. Devemos demonstrar gratidão por todo o carinho e apoio incondicional que ao longo da vida vamos recebendo, nos bons e maus momentos.
Cito Marcel Proust “Sejamos gratos às pessoas que nos fazem felizes. Eles são os jardineiros encantadores que fazem nossas almas florescerem.”
Neste sentido, reconheço que sou o produto das pessoas fantásticas, bondosas, cultas, sensíveis, e até as insensíveis, que ao cruzarem-se comigo deixaram a sua marca. As nossas escolhas na sua maioria são o reflexo da importância destas na nossa vida, mesmo que a sua passagem tenha sido veloz.
No entanto nem sempre recordamos como deviamos todos os que num momento da nossa vida foram cruciais. Desfolhando algumas páginas da minha vida fiquei triste de desconhecer o destino de alguns, e de só recordar outros, que ainda nos acompanham ou já partiram, após esta sacudidela.
Após esta autoavaliação crítica congratulo-me do “O Alvaiazerense” sempre que é oportuno reconheça o mérito.
Parabenizando a atitude, damos nota que, todas as associações deste concelho aliaram-se ao 23.º aniversásrio da Alva Canto para homenagear, a título póstumo, um dos fundadores e primeiro associado desta associação, Joaquim Dionísio Lourenço e pai de um dos nossos colaboradores, o médico, Mário Lourenço.
Neste jornal reconhecemos o alto mérito da Doutora, Paula Cunha, com uma carreira bem sucedida a nível académico, profissional, cultural e social.
Para o próximo mês de março de salientar a homenagem, organizada pela freguesia de Pussos S. Pedro, a título póstumo, ao Reverendo Padre Jacinto Nunes (ex diretor deste jornal), e ao Frei Padre Carlos Furtado, uma oportunidade para concretizarmos a qualidade da gratidão. Ainda em março não esquecer o aniversário dos nossos Bombeiros Voluntários, mais um ensejo para mostrarmos o nosso reconhecimento e gratidão. Um agradecimento especial e pessoal aos BVA pela forma profissional e amável como tratam os utentes do serviço de urgência.
A todos os homenageados e a homenagear, e suas famílias, deixo os parabéns e que estes reconhecimentos sejam inspiradores e sirvam de estímulo e encorajamento para toda a comunidade Alvaiazerense.